notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 27 de julho de 2014

O emblemático Bairro dos Pescadores

Este emblemático bairro setubalense foi erigido em três distintas fases, tendo sido a primeira inaugurada oficialmente em 1952.

Durante seis anos as casas estiveram erigidas sem ser habitadas e a “visitadora” (assistente social) usando o seu poder discricionário e os seus critérios de avaliação tratou de fazer a lista das famílias a quem deveriam ser atribuídos os fogos.

A cerimónia de inauguração  contou com a presença das autoridades locais e nacionais sendo então presidida pelo Presidente da República, general Craveiro Lopes.

Na comitiva não podia faltar o poderoso almirante Henrique Tenreiro, dirigente máximo da Junta Central das Casas dos Pescadores e delegado do Governo junto dos organismos das pescas.

Ao primeiro bebé nascido no bairro foi colocado o nome do padrinho, como era hábito naquele tempo, por isso o rapaz tomou o nome de Henrique, dado que o padrinho foi precisamente o almirante Henrique Tenreiro.

O bairro era bem mais bonito do que agora se apresenta, com todas as casas pintadas de branco e com bonitos e bem arranjados jardins floridos à frente de cada uma delas.

Dois guardas encarregavam-se de zelar pelo espaço e, se algum rapaz tivesse o azar de jogar à bola por aqueles espaços a vara do guarda fazia-se sentir nas suas costas.

São coisas de Setúbal, uma terra com grande diversidade de curiosas histórias que se vão perdendo no tempo e que queremos sejam preservadas.

Rui Canas Gaspar
2014-julho-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário