notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Setúbal tem um cadáver imobiliário à espera que seja ressuscitado

Ao passar frente às enormes e tão mal tratadas instalações do que foi o único polo universitário setubalense lembrei-me daquele triste dia de Verão.

Passavam alguns minutos das 19 horas, era 30 de julho de 2008 quando a TSF anunciava o seguinte:

“O Ministério da Ciência e do Ensino Superior notificou, esta quarta-feira, a Universidade Moderna e a empresa proprietária, a Dimensino, da decisão de encerrar compulsivamente a instituição por falta de viabilidade económica e grave degradação pedagógica.”

Com este despacho do Ministro Mariano Gago finava-se para muitos jovens setubalenses o sonho de concluir um curso superior na sua própria cidade.

Curiosamente e, por incrível que pareça, embora fossem muitas largas centenas os jovens estudantes que durante anos frequentaram o polo da UM, quer em Setúbal, quer em Beja, a Inspeção-Geral do ensino superior concluiria que aqueles polos universitários não estariam legalmente constituídos como estabelecimentos de ensino.

As amplas instalações da Universidade, construídas de raiz, fechariam as suas portas e a Incentiveste, empresa proprietária do imóvel procederia, um ano depois, à selagem das instalações.

Primeiramente foram as ervas daninhas que começam a aparecer por tudo quanto era sítio, seguidamente são observados os primeiros grafites nas paredes exteriores, depois acontece o furto generalizado de tudo o que era metal, dos fios de cobre aos caixilhos de alumínio, passando pelos corrimões das escadas.

E quando pouco mais havia para furtar de um amplo e abandonado edifício, eis que as portas e janelas mais baixas são emparedadas enquanto os grafiteiros continuam a sua incansável atividade enquanto dispuserem de um pouco de parede disponível.

Com este encerramento Setúbal perdeu a única Universidade que tinha e ganhou mais um cadáver imobiliário que para ali se encontra solitário à espera que algum iluminado cientista descubra a forma de lhe voltar a dar vida.

Rui Canas Gaspar
2014-outubro-14

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário