notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 4 de outubro de 2014

Vivemos num mundo de fantasia e embuste

Estive de visita ao que foi o espaço onde funcionou a fábrica de conservas de pasta de peixe de Francisco Finura, local com um rico espólio daquele que se autointitulou “operário especializado em trabalhos não especializados”.

É bom lembrar que a este homem devem a vida três dezenas de pessoas que salvou de morrer afogadas.

Seu filho, Francisco Finura, tem vindo a preparar parte do material utilizado por seu pai, bem como diversas fotos e recortes de jornal, material destinado a presentear a população em geral com uma exposição que terá lugar no Museu do Trabalho, em Setúbal.

Numa das máquinas que teria sido utilizada pelo engenhoso “Finuras”, seu filho, cravou uma lata, agora vazia, daqueles que eram utilizadas por seu pai com o delicioso patê de sardinha e de cavala, os primeiros a serem fabricados em Portugal.

Com esta curiosa oferta na mão e porque tinha de ir para os lados da Doca dos Pescadores, aproveitei para a fotografar naquele local magnífico que não me canso de admirar.

Curiosamente, ao olhar para a imagem captada dei comigo a pensar como vivemos no mundo da fantasia e do engano. 

A traineira que aparece na fotografia é a Jonas David, a mesma que passou a entrar em casa de largos milhares de portugueses, pela mão da telenovela “Mar Salgado”  como sendo a “Rainha Celestial”.  A “Fábrica de Conservas Sado” é nem mais nem menos que parte das instalações que aqui vemos e pertencentes à Docapesca, finalmente a lata de pasta de sardinha, embora fechada nada tem. Está tão vazia como algumas cabecinhas que todos os dias igualmente nos entram casa dentro pelo pequeno ecrã…

Mas, nem tudo é fantasia e embuste. De facto, Francisco Finura (filho) prepara a exposição que em novembro nos vai deliciar com a memória do seu pai, a telenovela portuguesa “Mar Salgado” conquistou a minha atenção quando só tinha visto a brasileira “Gabriela” produzida pela Globo em 1975 e a Jonas David, continua a ir ao mar pescar outras espécies que não sardinha, que se encontra em período de defeso.

Rui Canas Gaspar
2014-outubro-04

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário