notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A mal-educada Ofélia lá se vai safando

O agradável aroma do saboroso peixe da nossa costa a assar no carvão, a brisa marítima que sopra vinda do oceano e o estridente piar das gaivotas ali junto à Doca dos Pescadores, fazem abrir o apetite a qualquer mortal que passe por aquele magnífico local, à beira do rio azul.

Quando se aproximam as 13,00 horas os restaurantes daquela zona começam a estar bem movimentados e os experientes assadores não dão mãos a medir para servir a clientela.

Há os clientes esporádicos, há os turistas e há também os que por este ou aquele motivo são habituais.

Costumo frequentar um desses estabelecimentos e tal como eu todos já nos habituamos a ver chegar uma senhora loura, entrar, sentar-se pedir o seu peixinho grelhado, comer, pagar e sair, provavelmente alguma empresária setubalense, alguma executiva, ou alguém que por força das circunstancias tem de comer fora diariamente.

Mas se todos os frequentadores do restaurante pedem delicadamente o seu peixe assado, à mesma hora chega outra cliente, que não está na disposição de esperar e é tal a confusão que ali arranja que o assador corre logo a atendê-la.

O mais curioso é que a Ofélia, nome porque é já conhecida não pede o peixe assado e, como se estivesse num qualquer restaurante japonês, come-o cru, tal como de sushi se tratasse.

Mas mais. A Ofélia não quer estar em espaços fechados, mal o assador lhe entrega o peixe e lá vai ela comer para a esplanada e até para cima dos carros, de preferência topo de gama…

Mas, esta morenaça é de tal calibre que depois de comer, vai-se embora sem se despedir ou agradecer e, curiosamente, nunca a vi pagar pelo almoço que lhe é servido.

De facto, parece que ser arruaceira e mal-educada às vezes dá resultado é que já vi situações idênticas lá para os lados da Segurança Social e até no Hospital de São Bernardo, pelo que a gaivota Ofélia não será nenhuma exceção à regra.

Rui Canas Gaspar
2014-dezembro-04

www.troineiro.blogspot.com

1 comentário:

  1. Ofélia, cliente com pressa

    Se uma gaivota voasse
    ao almoço pela Lota
    e do nome não gostasse
    seria sempre gaivota
    que gosta de peixe cru

    voa gaivota, gaivota
    pela baía do Sado
    come suchi poliglota
    nesse recanto de fama
    em águas de mar salgado

    com o Sol da cor do mel
    a Ofélia morenaça
    leva o peixe e esvoaça
    e provocando quem passa
    engana o Leonel

    sendo a vida um tesouro
    inda há gente bonita
    que a sabe ilustrar
    Ofélia no Copadouro
    ou a que goza catita
    com o Rui Canas Gaspar

    2014-12-05
    João Paixão

    ResponderEliminar