notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 5 de setembro de 2015

Bom fim de semana a partir da cidade do rio azul

Com ar sorridente, simpático e de certo modo cúmplice o jovem jornalista a determinada altura da nossa conversa perguntou-me:  “ - Então o Sr. Rui Canas não quer confidenciar algum caso mais escandaloso que tenha conhecimento? – Não, não conheço nada de especial, retorqui com ar sorridente.

Naqueles anos 80 eu era diretor de uma empresa de construção de média dimensão em Faro. A empresa vendera ao presidente da Câmara um apartamento daqueles mais de uma centena que estávamos a construir e, mantinha uma relação de proximidade com o autarca e sua família, até porque eu também tinha apartamento no mesmo edifício.

De certo modo chocou-me a pergunta, embora o jornalista acrescentasse de seguida: - Sabe? É que esta é a melhor forma de vender jornais. Quanto mais escândalo melhor.

Infelizmente esta é uma forma de pensar de muito boa gente e que continua a fazer escola nalguns meios de comunicação social. Pessoalmente discordo! Acho que se pode ter audiência sem que se tenha de denegrir a imagem seja de quem for, tentando ser honesto, imparcial, claro e objetivo e como costumo dizer: dando o beijinho e dizendo sim, ou dando o acoite no rabo e dizendo não.

Mais uma vez temos eleições à porta e se eu optar comodamente pela abstenção, poderei estar indiretamente a escolher aquilo que não quero, porque os que votam escolherão por mim.

Por isso, vou estar atento ao que os candidatos dizem, a quem são eles, quais os seus percursos de vida e o que preconizam e depois em consciência, livre e democraticamente colocarei o meu papelinho na urna como sempre o fiz desde que a revolução de 25 de abril de 1974 tal me permitiu.

A imagem do tal jornalista nunca mais me saiu da cabeça nem a sua postura perante a informação e isto para mim serviu também de lição, não quanto mais escândalo melhor, mas sim quanto menos escândalo melhor e, por isso, procuro divulgar, opinar, partilhar e tentar fazer o melhor por Setúbal, minha terra, dos meus antepassados e dos meus descendentes.

Gostaria que todos fossemos mais participativos, mais intervenientes, mais informados, pois desta forma seríamos naturalmente mais livres, sabendo-se que um povo livre pode escolher o seu futuro e nesse caso não haverão amarras que o possa suster.

Que saibamos todos dar o nosso melhor, dentro das nossas possibilidades, dons e talentos, pela nossa amada terra, participando ativamente, agora que temos essa possibilidade para o fazer, dada de entre outros, pelas redes sociais.

Para todos os amigos naturais ou virtuais, de qualquer raça ou religião, independente do ponto do mundo onde se encontrem, desejo que tenham um excelente fim-de-semana, de preferência em liberdade.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário