notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Quem conheceu o famoso Restaurante Naval Setubalense ?

Embora Setúbal disponha, sem dúvida, de muitos e bons restaurantes, o facto é que não me parece que tenha um restaurante de referência internacional como o foi, por exemplo, o “Restaurante Naval Setubalense” que aqui laborou até à década de 70.

Neste local de culto gastronómico degustaram as melhores iguarias reis e príncipes de visita à nossa cidade.

E nesse tempo em que as carnes eram o que mais se servia nos restaurantes, para além delas, o Naval colocava à disposição dos mais exigentes clientes o delicioso linguado grelhado na chapa, bem como o salmonete à setubalense, uma inovação nascida ali, pela mão do “Chico” o mestre cozinheiro.

Provavelmente um dos motivos para que os alimentos ficassem tão saborosos fosse não só a arte e talento dos seus cozinheiros mas também o facto dos mesmos serem cozinhados num enorme fogão a lenha com 4 metros de comprimento por 2,5 de largura.

Laureano Rocha Lourenço, nascido em 1916, ali começou a trabalhar em 1925 quando tinha apenas 9 anos, viria a ser um dos donos do estabelecimento.

Este industrial da restauração, que também foi um talentoso  ator amador e músico foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal (cultura) em 1989.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário