notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 19 de setembro de 2015

Setúbal está mais cosmopolita

Ontem, 18 de setembro deste ano de 2015, passei pela Praça do Bocage e surpreendi-me com a quantidade de gente que falava outra língua que não a minha.

Eram turistas de língua francesa, castelhana e inglesa aqueles que mais escutei, enquanto isso numa recreação de mercado árabe, onde se comercializavam chás, especiarias, roupas, cabedais, perfumes, frutos secos e uma infinidade de outras coisas que normalmente encontramos pelo norte de África, escutava-se o linguajar dessas quentes paragens, o árabe.

No meu trajeto parei junto à “praça” o já mundialmente famoso Mercado do Livramento e vejo parar um autocarro de turismo de onde sairiam um grupo de turistas franceses e também eles lá se dirigiram para a Praça do Bocage.

Quase a chegar a casa, deparo-me com várias pessoas de porte atlético, falando castelhano. Deslocavam-se em cadeira de rodas. Notei que levavam uma raquete às costas, tratavam-se de atletas que estão em Setúbal a disputar o campeonato mundial de ténis em cadeira de rodas, ou seja o II Open Baía de Setúbal.

De facto esta cidade está a tornar-se de dia para dia mais cosmopolita e a sua beleza não passa despercebida a quem por aqui passa, nem àqueles que continuam a apostar no seu desenvolvimento.

Reparei também no cartaz que se encontra na obra em desenvolvimento, junto ao Largo da Ribeira Velha e ali consegui ler que aquele amplo espaço está destinado a um hostel, restaurante e serviços, sendo o tempo de duração da obra de seis meses. Quer isto dizer que no próximo ano a baixa estará mais animada, com mais gente que para ali se deslocará.

E em matéria de hostel, parece que as coisas não ficarão por aqui, é que um outro grande edifício no parte sul/nascente da Avenida Luísa Todi está com profundas obras em curso e ao que tudo indica o seu destino final será o mesmo.

Bem precisamos de alojamento para os turistas que cada vez em maior número demandam estas paragens, não esquecendo que muitos mais virão no próximo ano em que Setúbal será “cidade europeia do desporto”.

É claro que estou em crer que a Autarquia está atenta a este fenómeno e como tal acompanhará naquilo que lhe disser respeito, quer ao nível do embelezamento dos espaços públicos, da segurança e da necessária higiene da cidade.

Quanto ao resto, deixemos aos cuidados dos comerciantes, proprietários e setubalenses em geral, porque estes como é sabido são pessoas que sabem e gostam de acolher muito bem quem nos visita.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-19

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário