notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 26 de setembro de 2015

Será esta a próxima demolição em Setúbal?

Vamos então partir do princípio que acreditamos que nada havia sido previamente combinado no sentido de livrar a Quinta da Azeda da incómoda velha casa rural e provavelmente do seu miradouro, para que o lote de terreno ficasse disponível e sem qualquer obstáculo à sua venda futura.

Vamos então continuar a acreditar que os Serviços Municipais deram o seu parecer no sentido de se avançar para a demolição do imóvel por representar um perigo para as pessoas e bens.

Vamos ainda acreditar que os responsáveis pela autarquia são pessoas confiáveis e, como tal, os grandes cartazes que anunciavam a criação do Parque Urbano da Várzea e cujo destaque era o antigo conjunto arquitetónico colocaram lá a imagem apenas para enfeitar o placard.

E porque é que não acreditaremos na seriedade daquele responsável municipal que aqui há uns meses veio “preparar” os setubalenses para o eventual derrube do Miradouro da Azeda dizendo que só os estudos preliminares à recuperação custariam uma fortuna?...

Finalmente vamos continuar a acreditar na boa-fé das pessoas envolvidas em muito outros indicadores que nos foram chegando ao conhecimento e que será melhor não mencionar aqui para não ferir suscetibilidades.

Em linha com estes pressupostos e seguindo o mesmo critério, serei levado a supor que muito em breve iremos ver uma das máquinas e equipa de demolição das “casas velhas”  a operar na Avenida Luísa Todi, mesmo ao lado do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública, onde se encontra o pior postal ilustrado de Setúbal e que aqui mostramos.

Se há um imóvel que possa dar a pior imagem da cidade dificilmente se encontrará outro que não este!

Se ele representa um perigo para as pessoas, não serei eu a afirmar mas basta olhar com um pouco de atenção e tirar as devidas ilações!

Se os bens estarão em risco, acho que estão e mais do que isso, estão os bens e o dinheiro dos nossos impostos, porque é junto ao prédio que a PSP coloca viaturas particulares que por qualquer motivo não estejam autorizadas a circular.

Se um bocado do prédio cair em cima de uma viatura, à responsabilidade da Polícia, logo será ao Estado que o dono da mesma irá assacar responsabilidades e não ao proprietário do prédio, como é lógico, dado que as placas sinalizadoras colocadas no local assim o obrigam.

Sendo assim, e para descanso dos defensores da demolição das “casas velhas” aqui temos certamente a notícia antecipada da próxima demolição.

Já agora… disseram-me um destes dias que o imóvel é propriedade de “um grande setubalense”.

O homem pode ser “grande” mas se não tiver dinheiro para dar um ar decente àquilo isto é um problema.

Sendo assim, se calhar, enquanto vem a equipa de demolição e não vem o melhor é prepararmo-nos para fazer uma subscrição entre os amigos do património urbanístico setubalense para comprar uns tijolos e emparedar portas e janelas.

Depois, bem depois, pode ser que apareça um talentoso pintor e ponha aquilo um pouco mais decente enquanto ainda está de pé.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário