notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 26 de dezembro de 2015

Quem quer ir dar um passeio até à Aldeia do Chinelo?

Imaginem se ouvissem alguém comentar que: “fui dar ao chinelo” para as bandas de Aranguês. Aquela zona da cidade ali para os lados do que resta das muralhas que protegiam Setúbal, imediatamente a seguir à linha de caminho de ferro onde se situa a Escola do 2º ciclo do mesmo nome e o hotel com a mesma designação.

Já agora, para os que possam não conhecer a expressão idiomática “fui dar ao chinelo” saibam que isso significa de entre outros que fui dar um giro, ou seja, passear.

Mas, se poucos portugueses ignoram o sentido da frase, muito provavelmente serão mais aqueles como eu que não sabiam que quando Setúbal ainda era comportada dentro das suas muralhas defensivas, existia junto à mesma um aglomerado populacional que era designado por “Aldeia do Chinelo” e sabem onde ficava esse aglomerado? Precisamente onde hoje se situa Aranguês, ali para as bandas do Hospital de São Bernardo.

Fui descobrir esta curiosidade hoje ao ler o soberbo livro da autoria da investigadora setubalense Maria da Conceição Quintas que foca este pormenor na sua História do Porto de Setúbal.

De facto, a nossa terra contém um enorme manancial de temáticas para desenvolver, com os mais diversos assuntos para conhecer, cada um deles mais interessante que o outro, como esta curiosidade da Aldeia do Chinelo.

Não há dúvida que não posso deixar de recomendar aos meus amigos que se quiserem saber mais sobre esta terra, que não para de nos surpreender, independentemente do que possam ler sobre a mesma pois então que deixem o carrinho à porta de casa e vão dar ao chinelo, partindo à descoberta das nossas coisas de Setúbal, nem que seja ali para os bandas de Aranguês.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-26

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário