notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 27 de dezembro de 2015

Setúbal prepara-se para receber pequenos navios de cruzeiros

O ano de 2016 encontrará Setúbal mais bem apetrechada com os necessários meios para receber embarcações de passageiros de maior calado, nomeadamente pequenos navios de cruzeiro.

Sob a responsabilidade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) no final do ano de 2015 podiam ver-se máquinas e materiais a serem movimentadas no molhe de apoio e proteção frente à doca dos pescadores, indiciando assim o começo dos trabalhos que irão dotar aquele espaço de novas valências.

O objetivo destes trabalhos de engenharia hidráulica prendem-se certamente com o aproveitamento desse molhe exterior, de forma a conseguir-se as necessárias condições técnicas de atracação de grandes embarcações emblemáticas, como tem vindo a acontecer, mas também para acostagem de pequenos navios de cruzeiros de pequena dimensão e temáticos.

A APSS por intermédio do Anúncio de procedimento 5629/2015, lançou o concurso para uma empreitada de obras públicas tendo como objetivo a colocação de defensas no molhe de proteção à Doca dos Pescadores, trabalhos com um valor base de procedimento na ordem dos trezentos mil euros.

Este amplo espaço quando estiver devidamente recuperado e dotado com os necessários apoios, nomeadamente as defensas marítimas e os resistentes cabeços de amarração, funcionará em complementaridade com o cais nº 2, já utilizado por embarcações marítimo-turísticas de médio porte.

Setúbal prepara-se assim para poder vir a receber mais turistas por esta emblemática porta que é o nosso rio azul, saibamos também em terra complementar o esforço que está a ser feito nas águas do nosso Sado.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário