notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 21 de fevereiro de 2016

O eficaz método pedagógico da Professora Coelha

Tenho um bom e querido amigo que está quase com noventa aninhos e hoje fui visitá-lo.

São momentos sempre muito agradáveis aqueles em que recordamos os tempos da nossa meninice, especialmente as nossas vivências escolares.

E foi desta agradável visita a um velho setubalense que resultou a história que aqui partilho com muito gosto, a qual é um testemunho de tempos distantes em que os métodos pedagógicos eram bem diferentes dos de hoje.

O Mário tinha os seus nove aninhos quando um dia, seu pai, feitor numa propriedade na Comporta decidiu que a professora deveria puxar pelo filho de modo a que o rapaz aprendesse mais e melhor.

Para conseguir as boas graças da conhecida professora Coelha, que lecionava ali perto da passagem de nível das Fontainhas, o progenitor tratou de lhe ofertar uma saca com 50 quilos de boas batatas colhidas naqueles férteis terrenos de Troia.

A partir desse dia o Mário tornou-se o alvo principal da atenção da professora, que não se fazia rogada em aplicar o respetivo corretivo com a “menina dos cinco olhos”, a temida régua com que dava as fortes palmatoadas, quando o rapaz não dava resposta correta a uma qualquer pergunta.

Embora o Mário nunca tenha sido brindado com a exposição à janela, ostentando as tradicionais “orelhas de burro”, o facto é que foram tantas as reguadas que apanhou que ainda hoje, passados oitenta anos as tem bem vivas na memória.

Os métodos pedagógicos da professora Coelha, seguidos anos mais tarde por sua filha, também ela professora no Bairro de Troino, poderiam não ser os mais aconselháveis, porém no caso do Mário parece que foram de facto muito eficazes, atendendo a que o rapaz num só ano fez a terceira e quarta classe, ficando apto a entrar no liceu.

Ainda hoje, quando algum antigo companheiro de escola, o encontra, não deixa de lhe lembrar as batatas que o pai ofertou à professora e que nunca mais acabavam…

E se os rapazes levavam valentes dozes de reguadas, a sua vingança era depois de feito o exame da 4 classe, já livres da temível professora, lá iam eles atirar umas pedras à porta da senhora, que tristemente comentava: “Ingratos! Depois de tudo o que fiz por eles, é assim a sua paga!...”

Outros tempos, outras histórias!

Rui Canas Gaspar
2016-fevereiro-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário