notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 20 de abril de 2014

Capela do Senhor do Bonfim

Quando era criança, deveria ter entre uns quatro ou cinco anos, tomei o meu primeiro contacto com a religião cristã pela mão de meus pais, que por diversas vezes me levaram a acompanha-los à Capela do Senhor do Bonfim.

Já no seu interior, subia por uma escada existente nas traseiras do altar, para ir beijar o pé da imagem da Cristo, após o que colocava uma moeda na caixa das esmolas aí existente que minha mãe retirava da sua mala de mão e me entregava para ser eu a depositar.

Esta era uma forma de meus pais agradecerem a graça concedida pela proteção dispensada e pela pesca conseguida, que nos trazia alimento e agasalho, naqueles tempos difíceis.

Lembro-me de numa dependência lateral, creio que anexa à sacristia, existirem os mais variados ex-voto com bonitas pinturas naif, reproduções de barcos e figuras de partes do corpo esculpidas em cera. Tratava-se de manifestações de agradecimento pelas mais diversas graças concedidas aos fieis devotos do Senhor do Bonfim.

E foi para rever estas minhas antigas memórias que um dia passando à porta daquela capela ali entrei e tudo observei. Mas, na sala onde se encontrariam os tais ex-voto nada relacionado com isso lá estava, já há vários anos…

Procurei obter alguma explicação para tal situação, mas o que consegui saber foi muito vago e fiquei com a impressão de que tudo aquilo que representava a fé de muitas pessoas, que por essa mesma fé, viram ser-lhes concedidas as mais diversas graças, teria ido parar ao lixo na totalidade ou a casa de alguém no que se referia a peças mais duradouras e que poderiam servir de decoração.

Em Setúbal, não é a primeira vez, nem a segunda, nem sequer a terceira que tenho conhecimento de situações idênticas da perca do mais variado património religioso e correlacionado, porque algum mais zeloso “responsável” decide levar a cabo uma ação de modernização e limpeza de instalações das quais não é dono, mas sim simples “mordomo”.

E foi nessa minha incursão, já lá vão meia dúzia de anos, por este local de gratas memórias não só da minha meninice mas também local onde quando jovem foi celebrado o meu casamento que fotografei o interior da Capela e montei em jeito de foto-reportagem, que disponibilizei no popular YouTube e que ainda hoje desperta a curiosidade e o interesse de várias pessoas devotas ou não do Senhor do Bonfim.

http://youtu.be/LLm7qpcWs5g

Rui Canas Gaspar

2014-abril-20

Sem comentários:

Enviar um comentário