notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Um mau negócio para todos

Há anos atrás costumava correr no mundo dos negócios uma frase, que de certo modo servia de guia entre negociantes, dizia-se então que: “negócio que não fosse bom para as duas partes não era negócio”. Ou seja, se duas pessoas negociavam algo, ambas teriam de ficar satisfeitas com o que teriam acordado, sem que um ficasse a ganhar e o outro se sentisse perdedor.

Embora não seja este propriamente o caso, atendendo a que não houve negócio algum entre duas partes, a situação reveste-se porém de alguns contornos parecidos, o que me leva a concluir que aqui não só não existiu um bom negócio, mas sim uma péssima situação para todas as partes envolvidas direta e indiretamente.



Fruto de contencioso os barcos da Transado e suas instalações foram parar, há cerca de uma dezena de anos, à posse da APSS. A administração da Transado recorreu judicialmente, o caso arrasta-se há anos pelo tribunal e a APSS que pouco tempo passado e, com a entrada ao serviço dos novos barcos da Atlantic Ferries acabou por recolher os antigos fery-boats e os convencionais que faziam o trajeto entre Setúbal e Troia aos seus ancoradouros, lá para as bandas da Mitrena.

As embarcações encontram-se à responsabilidade da APSS, que como se costuma dizer, ficou com a criança nos braços e, com o passar do tempo têm vindo a ser alvo de acentuada degradação natural bem como daquela motivada pela intervenção humana, sem este entidade possa alienar aquele património porquanto o assunto pendente em Tribunal ainda não transitou em julgado.

Entretanto, o novo operador dos transportes fluviais entre Setúbal e Troia e vice-versa, segundo informações que correm na cidade, não está com resultados operacionais favoráveis, fruto do elevado valor investido na aquisição das novas embarcações e na acentuada diminuição de pessoas e veículos transportados. Ora estes resultados seriam bem diferentes se tivesse optado pela aquisição dos antigos barcos em vez de investir nos novos.

Não vale a pena entrar em grandes pormenores, sendo que muita informação sobre este assunto encontra-se disponível publicamente. Porém, para o comum cidadão é fácil concluir que este é um daqueles casos em que mais valia ter havido um mau acordo que uma boa sentença.

Sentença que ainda não foi proferida devido à lentidão da Justiça Portuguesa, mas que faz com que uma frota de barcos fluviais no valor de alguns milhões de euros fique a apodrecer no Sado, ocupando espaço físico que seguramente poderia ser utilizado de forma mais produtiva e que quando for proferida certamente ninguém irá aproveitar porque os barcos, se ainda existirem, estão prontos para serem vendidos ao quilo, como sucata.


Rui Canas Gaspar

2014-abril-16

Sem comentários:

Enviar um comentário