notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 27 de abril de 2014

FONTE NOVA
Ainda falta a cereja em cima do bolo

Foi com muita satisfação que verifiquei que uma equipa de trabalhadores estava a levar a cabo obras de melhoramento no antigo fontanário da Praça Machado dos Santos, mais conhecida por “Fonte Nova”.

Aquele importante monumento sadino era já referido desde 1510 e sofreu obras em meados do século XVIII dando-lhe o aspeto neoclássico com que hoje se apresenta.

No século XX foi relegado para segundo plano, quando algum “distraído” autarca autorizou a construção de um “mamarracho” mesmo pegado ao seu alçado posterior retirando-lhe o destaque que naturalmente lhe seria devido.

Como parte das comemorações do 40º aniversário da revolução de 25 de abril a Autarquia decidiu dar nova vida a este belo monumento e, por isso, junto do mesmo houve festa, onde não faltou a música e os discursos da praxe.

A intervenção no monumento decorreu sob a responsabilidade da União de Freguesias de Setúbal e teve como objetivo colocar a jorrar água as duas bicas do fontanário, dando-lhe vida, ainda que a mesma já não seja oriunda do Outeiro da Saúde, mas sim daquela que os setubalenses consomem nas suas habitações, captada em furos hertzianos e distribuída, depois de tratada com cloro, pela empresa Águas do Sado.

Não se pense que se trata de um desperdício e a água corre pelas bicas e escoa-se para o esgoto. Nada disso, ela é paga à empresa fornecedora que para o efeito instalou um contador junto ao fontanário, por isso o precioso líquido circula em circuito fechado, não devendo ser consumido.

Para completar o embelezamento deste vetusto fontanário foram colocados pontos de iluminação LED, de cor azul, embora o sistema esteja dotado de dispositivo que lhe permite mudar de cor se e quando for essa a opção.

Tudo muito bem, tudo muito bonito e quero daqui dar os parabéns aos autarcas que deram vida a um antigo marco da minha e da de muitos meninos que por ali nasceram, cresceram e brincaram.

Mas como não há bela sem senão, foi pena não se ter concluído o trabalho, fosse por desconhecimento, por falta de tempo ou por outro qualquer motivo, o facto é que faltou “a cereja em cima do bolo” ou seja faltou colocar a esfera armilar, em ferro, com o espigão no topo do fontanário.

Não acredito que tenha sido por falta de verba, até porque é um elemento decorativo relativamente barato e fácil de fazer num dos nossos ferreiros setubalenses. Aceito que tenha sido um lapso e que por isso mesmo esse importante pormenor seja corrigido no mais curto espaço de tempo.

Não estou a ver o Presidente Rui Canas ou a Presidente Dores Meira, bem vestidos, esmeradamente penteados, preparados para uma cerimónia que nos represente a nós setubalenses e ao invés de se apresentarem devidamente calçados irem apenas com meias e dedo de fora…

É o mesmo que se passa neste momento com a Fonte Nova, pelo que urge fornecer-lhe os sapatinhos, ou seja o chapéu, ou melhor a necessária peça decorativa que está em falta.

Rui Canas Gaspar


2014-abril-27

Sem comentários:

Enviar um comentário