notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 5 de abril de 2014

Um péssimo cartão-de-visita em Setúbal

Não sei quem é o proprietário ou proprietários destes edifícios, presumo até que possa ser o Estado Português, porquanto foi aqui que funcionaram durante muitos anos as instalações da antiga Legião Portuguesa.

Estes são dois imóveis que se encontram localizados na Avenida Luísa Todi, no lado oposto ao Mercado do Livramento, paredes meias com o Comando Distrital da P.S.P., portanto em pleno coração da cidade, local de passagem obrigatória para qualquer turista que visite a nossa linda cidade de Setúbal.

O lamentável estado de degradação dos imóveis leva a que os mesmos possam vir a constituir um perigo público, embora pelo que julgo saber, num deles já foram feitas intervenções no sentido de demolir internamente parte da estrutura.

Mas, o que mais me choca nesta situação é a péssima imagem que estes “cartões-de-visita” mostram da nossa cidade, que orgulhosamente começou a colocar painéis na via pública apelando aos forasteiros que nos visitem.

Todos sabemos que existem por aí muitos prédios degradados, em Setúbal e noutras localidades do nosso país, isso não constituirá desculpa para deixarmos estes dois exemplares a mancharem a imagem da bonita avenida, orgulho da grande maioria dos setubalenses.

Se tantos e tantos proprietários de edifícios em estado semelhante são intimados pela Autarquia a fazer obras ou a emparedarem portas e janelas, porque é que estes dois exemplares se têm vindo assim a manter, neste estado miserável, durante tantos anos?

Julgo que a nossa Câmara Municipal deve e pode tomar a iniciativa de quanto antes mandar uma pequena equipa que coloque meia dúzia de tijolos fechando as aberturas de portas e janelas e, com umas latinhas de tinta, mudar radicalmente o aspeto deste péssimo cartão-de-visita.

Poderá ou não ser aproveitada a campanha de “Setúbal mais bonita” para este serviço e, ainda que fiquemos com dois edifícios velhos e sem serventia, pelo menos ficaremos com uma imagem visual mais agradável, não só para quem nos visita mas para o comum cidadão que tem de conviver diariamente com esta desagradável situação.

Aqui fica o reparo e a sugestão de melhoramento.

Rui Canas Gaspar

2014-abril-05

Sem comentários:

Enviar um comentário