notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 10 de agosto de 2014

As histórias ajudam-nos a compreender e a apreciar a História

Sabem o que conta a lenda sobre o que fez na Serra da Arrábida, nas Terras do Risco, o nosso primeiro rei, D. Afonso Henriques?
Pois então cá vai a história…

“ Pequenos grupos de cavaleiros ao serviço de sua majestade faziam incursões até junto ao castelo de Sesimbra, onde provocavam os mouros. Estes vendo um tão pequeno grupo de atrevidos cristãos saiam de lá cavalgando, uns empunhando lanças, outros brandindo as suas terríveis cimitarras, galopavam em sua perseguição para os apanhar e fazer pagar a ousadia.

Quando aqui chegavam à floresta, os mouros eram surpreendidos e rodeados por grande número de guerreiros cristãos que facilmente os derrotavam.

Desta forma os cristãos foram enfraquecendo a guarnição muçulmana, tornando depois mais fácil a conquista desta importante praça-forte por D. Afonso Henriques. “

Ainda segundo a lenda, foi no Vale da Vitória, a poente da Ermida d’El Carmen, que o nosso rei resolveu arriscar a divisão das suas hostes de forma a criar uma armadilha para atrair os mouros que vindos de Badajoz para ajudar a guarnição do castelo de Sesimbra, ali teriam sido derrotados numa batalha então levada a efeito.

Rui Canas Gaspar
2014-agosto-10

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário