notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Até quando?

Ontem, dia 20 de novembro de 2014, devido à intensidade da chuva que persistentemente caiu em Setúbal foi naturalmente um dia complicado para os peões que se deslocaram sobretudo para as bandas do Estádio do Bonfim.

Mas se as dificuldades são grandes nos locais que se encontram em obras, elas não são menores noutros, como por exemplo na Avenida Independência das Colónias, onde logo ao cair da noite mais um acidente ocorreu, tendo sido atropelado uma pessoa que tentava atravessar aquela artéria vinda do parque de estacionamento fronteiro ao nº 5.

De facto, a ausência de uma passadeira para peões, a chuva a cair, o aumento do tráfego potenciado pela nova rotunda da Avenida da Europa, só pode dar nisto.

A água corre livremente pela avenida quando deveria ter menor intensidade, não fossem os três dos quatro sumidouros existentes entre os nºs 5 e 7 estarem completamente obstruídos, um deles há meses, e os outros dois há anos.

Quem tentasse ontem atravessar a avenida naquela zona ou era atropelado ou levaria um tremendo banho devido à água que não era captada pelas inoperacionais sarjetas e naturalmente sacudida pelas viaturas.

Deste assunto já dei oportunamente conhecimento, à Câmara Municipal de Setúbal, pedindo a sua rápida resolução, sem que a mesma tivesse tomado quaisquer medidas, ignorando-o pura e simplesmente. Vamos lá nós perceber o porquê.

Mas se aqui a situação é grave devido à enorme quantidade de peões e viaturas que se movimentam, sobretudo nas horas de ponta quando os familiares vão levar ou buscar as crianças à escola do ensino básico, ela também não é menor um pouco mais acima junto à nova rotunda da Avenida da Europa.

É que se aquele trabalho foi executado de forma rápida e eficiente, no que se refere aos automobilistas, o mesmo não se poderá dizer em relação aos peões, dado que as peças de pavimento ainda se encontram por colocar e os “passeios” na zona das obras foram abandonados à sua triste sorte. Imagine-se agora a situação das pessoas que têm de transitar por ali nestes dias chuvosos e com a deficiente iluminação no local…

Era bom que os serviços competentes (?) se dignassem mandar alguém, pelo menos, desentupir estas sarjetas antes que venham chuvas mais abundantes e possam ocasionar inundações nas garagens, sendo naturalmente, nesse caso, a C.M.S. responsabilizada pela ocorrência de eventuais prejuízos.

Quanto ao arranjo do passeio e à pintura de uma passadeira para proteger os peões compreendemos a demora na resolução dado tratar-se de um trabalho demasiado dispendioso, pelo que certamente ficará para enquadrar num futuro orçamento municipal. 

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário