notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Uma boa iniciativa condenada a morrer à nascença

A ideia já aplicada noutros países até que nem é má de todo, eu próprio também tive oportunidade de a aplaudir, embora discordando do local onde foi implementada e da época do ano em que teve lugar.

Sempre defendi e continuo a estar convencido que uma pequena biblioteca, tipo contentor multiusos que a C.M.S. dispõe, seria o ideal e que a melhor altura para incrementar o programa seria a Primavera e de preferência nos nossos parques urbanos, nomeadamente o P.U.A.

Poucos dias após a implementação dos clips nos bancos da Avenida Luísa Todi, já os mesmos estavam completamente inoperacionais sem que muitos setubalenses alguma vez tivessem dado conta de tal inovação.

Virados, revirados, amolgados, completamente inoperacionais é o seu estado poucos dias após serem colocados nos bancos da avenida Luísa Todi.

Todas as cidades tem muita gente boa e também alguns outros cidadãos que não valem rigorosamente nada, porquanto não sabem nem querem viver em sociedade. Mas o mais grave é que se eles tem esse direito também tem o dever de respeitar as opções dos outros, o que não fazem, daí o vandalismo gratuito que assistimos um pouco por todo o lado.

Sendo assim, a bonita ideia da troca de livros, nos moldes em que foi implementada, não passou disso mesmo, de uma bonita ideia.

Temos de ser práticos e ter a noção real do mundo que nos rodeia e, como tal, implementar ou não, determinadas ações no terreno, sobre pena de estarmos a desperdiçar recursos que não são assim tão abundantes.

Por isso, volto à carga, no sentido de ser implementada uma pequena biblioteca, com ou sem troca de livros, a começar no P.U.A.. E, porque não se trata de um serviço assim tão trabalhoso ou complicado o contentor, armário ou o que se achasse por bem, poderia ficar localizado junto às instalações sanitárias. A pessoa que lá está de serviço poderia fazer a entrega e recolha dos livros, “sem cartões, nem complicações” como anunciado num bem conseguido slogan publicitário.

Não perco a esperança de ver esta iniciativa implementada, porque é sabido da tremenda influencia que um bom livro pode ter na vida de qualquer pessoa, a par do simples e agradável prazer de ler.

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-24

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário