notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Continuamos a ter “Pão e circo”

Para que os antigos políticos romanos pudessem governar de forma mais ou menos tranquila, neutralizando a insatisfação popular, tratavam de distribuir comida gratuitamente e promover espetáculos onde nada se pagava para assistir, assim o povo ficava entretido e não se amotinava. Daí ter chegado até aos nossos dias a célebre frase: “pão e circo”.

Alguns séculos depois o conhecido cantor José Afonso alertava para esta situação que se vinha e vem protelando ao longo dos tempos, de forma mais ou menos idêntica, tendo então popularizado a canção “O que faz falta”.

A canção de intervenção foi interpretada pela primeira vez antes da revolução de 25 de abril de 1974 para um grupo de trabalhadores em protesto contra o lock-out promovido pelo patrão de uma fábrica.

Quando a corja topa da janela
O que faz falta
Quando o pão que comes sabe a merda
O que faz falta

O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta

Nos nossos dias, suportando uma tremenda crise como nunca antes experimentara, o povo português vai-se mantendo calmo e sereno, a despeito da tremenda pressão económico/psicológica a que tem vindo a ser submetido.

Isto deve-se em parte também a esta velha política de “pão e circo” e embora o pão cada vez seja menos o circo não diminuiu a quantidade de números que nos vai apresentando.

E para que não venha depois dizer que não sabia, que ficou em casa a ouvir as tristes notícias televisivas e depois foi gastar mais algum dinheiro na farmácia em antidepressivos, saiba que este fim de semana, em Setúbal, a festa contínua para todos os gostos e todas as bolsas, pelo que recomendo consultem o guia da cidade e os anúncios já divulgados pela internet.

Quero porém destacar que o ponto alto deste final de semana terá lugar no sábado dia 18 quando mais de 600 foliões desfilarem pela Avenida Luísa Todi, transformada num sambódromo. Não será o “Carnaval de Verão” porque carnaval em Portugal é no Inverno mas, será sim, o “Samba na Avenida” que ocorrerá a partir das 22,00 horas e com acesso gratuito.

Aqui não se segue a política romana, pelo menos no referente ao pão, que também lá o há quentinho e com chouriço a par de outras iguarias disponibilizadas nos stands da “feirinha” instalada no Largo José Afonso. Mas, quanto ao “circo” garantimos que terá elenco de luxo e naturalmente gratuito.

Bem, para não me alongar mais desejo-vos com samba ou com fado, que tenham um bom fim-de-semana e não se esqueçam do que dizia o saudoso Raúl Solnado: “Façam o favor de ser felizes”.

Abreijos
Rui Canas Gaspar
2015-julho-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário