notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 19 de julho de 2015

“Estou em Setúbal, cidade maravilhosa!”

Às 10 da manhã deste domingo 19 de julho os fortes raios de sol já incomodavam quem se aventurasse pelas ruas de Setúbal sem a adequada proteção.

Estacionei o carro na Avenida General Daniel de Sousa e quando me preparava para abandonar o parque de estacionamento reparei que dois carros à frente, entre viaturas, se encontrava um homem aparentando ter na casa dos trinta anos, deitado no chão de barriga para o ar, braços abertos e com uma perna dentro da viatura e outra de fora, encontrando-se o telemóvel ao lado e a chave do carro na ignição.

Eram muitas as viaturas que passavam por aquela movimentada artéria, sem que, pelos vistos, ninguém se apercebesse daquela inusitada situação.

O homem parecia estar vivo mas não se mexia, também não reagiu ao meu chamamento, pelo que de imediato liguei para a linha de emergência 112 descrevendo a ocorrência o mais pormenorizadamente possível.

Entretanto, chegaram ali alguns membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que iam frequentar as reuniões na sua capela, no outro lado da avenida, e logo rodearam o homem de forma a fazer uma barreira natural para o proteger do sol que incidia sobre a sua cabeça.

Alguns minutos depois ouviam-se as sirenes de duas rápidas viaturas de emergência, uma VMER (viatura Médica de Emergência Rápida) e uma ambulância de socorro, que ao meu sinal pararam, inteiraram-se da situação e de imediato trataram de proceder às necessárias manobras de socorro.

O assunto estava entregue a quem teria competência para o resolver, nada mais tendo que fazer ali. A minha parte estava feita.

Antes de me retirar ainda vi o homem reagir às manobras médicas e responder a uma pergunta da clínica questionando-o se sabia onde estava.

Com voz arrastada, como se estivesse alcoolizado, dizia que não precisava de nada e que sabia que estava em “Setúbal, cidade maravilhosa”.

Veio-me logo à mente a enorme festa que decorreu ontem à noite na cidade, o “Samba na Avenida” com o desfile de várias escolas de samba caricaturando o Rio de Janeiro, a tal cidade maravilhosa e os festejos que para muitos acabam da pior maneira devido aos excessos.

Os socorristas acabaram por levar o homem para o Hospital de São Bernardo para melhor observação e eu fui à minha vida pensando que se não tivesse aparecido por ali e não tivesse tido a ajuda dos outros amigos que com o próprio corpo o protegeram dos fortes raios solares, talvez este homem não tivesse agora tanta certeza de que estaria em Setúbal a tal cidade maravilhosa.

Rui Canas Gaspar
2015-julho-19

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário