notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

“Arte em toda a parte” em Setúbal

Numa ação de charme destinada a formar uma boa imagem do novo Centro Comercial Alegro, a Immochan, o braço imobiliário do Grupo Auchan  desencadeou uma inteligente campanha publicitária, designada por “Arte em Toda a Parte” enquanto o novo centro comercial se encontrava em construção.

Das diversas obras executadas e expostas pela cidade, ficou para a posteridade a enorme e já emblemática pintura “O Rapaz dos Pássaros” um trabalho do artista Odeith já considerada como uma das melhores do seu género em todo o mundo.

Um pouco por toda a cidade podemos encontrar as mais diferentes e bonitas pinturas, realizadas por conceituados ou desconhecidos artistas, verdadeiras obras de arte que se encontram, por vezes, paredes-meias com tags e grafites de qualidade e bom gosto muito duvidoso.

A propósito, curiosamente, durante muito tempo reparei numa parede onde feios tags e inestéticos grafites poluíam visualmente a paisagem urbana.

Foi então que o espaço foi ocupado por um outro tipo de artista, quase em extinção, uma costureira. 

A nova ocupante não só tratou de arranjar o interior do seu local de trabalho como decidiu também dar um aspeto diferente ao exterior do seu estabelecimento e daí o ter feito aparecer duas bonitas e sugestivas pinturas que ali já se mantêm há variadíssimos meses.

Tenho para mim que a melhor forma de mantermos as nossas paredes limpas e com bom aspeto é logo que apareçam grafitadas repintá-las quanto antes, não dando tréguas àqueles que gastam tempo e dinheiro destruindo a propriedade alheia.

Por isso defenso a criação de uma brigada autárquica rápida, antivandalismo, que cubra toda a cidade, limpando e repintando, não dando tréguas, aos vândalos que conspurcam visualmente as nossas paredes, cantarias, sinais de trânsito e que até chegam ao cúmulo de pintarem algumas rochas das nossas formosas praias.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário