notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Olavo Bilac vai comemorar as bodas de ouro, em Setúbal, no próximo mês de setembro

Olhar calmo e sereno, cabelo penteado de risco ao meio e farto bigode bem aparado eis como é apresentado aos setubalenses este brasileiro conhecido entre os mortais por Olavo Bilac, um grande poeta admirador, estudioso e divulgador da obra de outro não menos grande nome da poesia, o nosso Bocage.

Olavo Bilac, que para além de poeta era jornalista e cronista, nasceu sessenta anos depois de ter falecido Bocage, ou seja, em 1865 e viria a falecer em 1918 no Rio de Janeiro, cidade onde vira pela primeira vez a luz do dia.

Em 1907 a revista Fon-Fon elege-o como Príncipe dos Poetas Brasileiros.

Setúbal, terra de nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage haveria de homenagear este grande poeta do país irmão, colocando o seu busto na Praça do Brasil, uma importante artéria da cidade sadina, que teve honras de inauguração pelo Presidente da República, Almirante Américo Thomás, em 16 de setembro de 1965, quando foram dadas por concluídas as obras de urbanização daquele espaço.

O busto de Olavo Bilac inaugurado em Setúbal há precisamente 50 anos foi custeado por António Tacla, irmão do jornalista Paulo Tacla e foi oferecido à cidade pela Comissão Brasileira das Comemorações do II Centenário do nascimento de Elmano Sadino.

A obra fundida em bronze pelo escultor paulista Luís Morrone foi inicialmente colocada noutro local da Praça do Brasil e só passou para a atual localização depois daquele espaço ter sofrido obras de transformação arquitetónica na década de 1980.

No próximo mês de setembro deste ano de 2015, quando se celebrarem as bodas de ouro desta obra certamente que os setubalenses gostariam de ver o monumento, bem raspado e melhor pintado, bem como as taças ajardinadas e as plantas daquele espaço de eleição devidamente tratadas a par de uma limpeza em profundidade que se impõe.

Certamente que o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal estará atento a esta efeméride e não deixará de tomar as medidas que achar por convenientes a fim de honrar o nome de quem tão bem soube tratar o nosso mais alto vulto da poesia.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-10

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário