notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bonjour, parler français?

Se é comerciante setubalense e fala francês, muito bem, se não… pode perfeitamente perder uma oportunidade de fazer negócio a não ser que os seus produtos possam falar por si.

É que se neste Verão, na época alta do turismo, a língua francesa tem sido a que mais se tem ouvido na cidade sadina, depois do português, parece que a tendência se irá manter ao longo de todo o ano.

Ao que consta serão muitas centenas de franceses que virão passar uns dias de vacances a Portugal e escolheram a região que está na moda, Setúbal naturalmente, para passar o seu período de férias.

Informações ainda não divulgadas nos órgãos de comunicação social apontam para um grande contrato celebrado entre uma empresa portuguesa com uma congénere francesa no sentido de podermos receber, na época baixa, um grande número de turistas gauleses.

Ainda que possam ficar alojados na outra margem do rio, certamente que gostarão de visitar Setúbal, uma importante localidade com outros atrativos que ali seguramente não irão encontrar.

Ora se a cidade os souber receber e se os nossos comerciantes estiverem devidamente preparados, dentro das suas possibilidades e características dos seus negócios, poderemos estar em presença de uma invulgar oportunidade.
Depois das três célebres invasões francesas, os setubalenses que se cuidem com os novos invasores, desta vez sem a participação do General Louis-Henri Loison, mais conhecido por  “O Maneta” o tal que ficou célebre pela sua apetência para a pilhagem.

Ainda hoje quando alguém fica sem os seus haveres é comum ouvir-se a frase:  “e lá foi tudo para o maneta”.

História à parte será bom que nos preparemos para outro tipo de invasão e para outro confronto com os franceses, desta feita com o objetivo de ambas as partes se saírem bem e todos ficarmos satisfeitos como mandam as boas regras de qualquer bom negócio.

Rui Canas Gaspar
2015-agosto-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário