notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Setúbal – Rio azul, Cidade verde

Este é o tema à volta do qual toda a dinâmica municipal será envolvida de forma a dotar o concelho sadino de melhor qualidade de vida.

E foi precisamente para dar conta e ouvir alguns responsáveis pelos mais diferentes setores de atividade que reuniu no dia 28 de outubro de 2015 o Conselho de Opinião Setúbal XXI de onde retivemos o seguinte, do muito que ali foi abordado:

A substituição das lâmpadas de iluminação pública e nos semáforos por mais económicas e duradouras lâmpadas de leds e utilização de painéis solares em edifícios de gestão municipal farão reduzir o consumo energético. Um trabalho que se encontra em curso e que podemos observar em diversas zonas da cidade, incluindo até a adaptação das tradicionais luminárias a este novo tipo de iluminação.

Vão ser construídos mais parques verdes em várias áreas da cidade, nomeadamente no Monte Belo Norte, Algodeia, Vale Ana Gomes e Várzea, de entre outros, tornando o espaço urbano mais verde.

A continuação da implementação do sistema de rega automática nos espaços verdes da cidade tem originado uma maior poupança na fatura a pagar às pelo Município às “Águas do Sado” resultando também na economia de mão-de-obra comparativamente com a rega manual.

Está em curso a melhoria do sistema de recolha de resíduos sólidos, com a implantação de mais contentores enterrados. O Município tem também em curso a aquisição de nova viatura para lavagem de contentores de superfície. São dois aspetos que tornarão mais eficiente e higiénico este setor.

Depois do sucesso, reconhecido nacional e internacionalmente com a gestão participada no Bairro da Bela Vista, onde os moradores são parte integrante e dinâmica, está já em faze de implementação o mesmo tipo de ação noutros bairros da cidade, nomeadamente no “Grito do Povo”, “Pescadores” e “Santos Nicolau”.

O melhoramento das condições do canil e gatil municipal e sua eventual deslocalização foi outro dos assuntos referidos pelos responsáveis autárquicos.
São centenas de ações que direta ou indiretamente estão em curso visando dotar o espaço urbano do concelho de melhores condições de vida, tendo por objetivo tornar este belo espaço de Portugal muito mais agradável.

Rui Canas Gaspar
2015-outubro-29

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário