notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 19 de junho de 2016

As bem cheirosas tílias setubalenses

Se em vésperas de chover é comum os antigos setubalenses, aqueles que não andam constipados, anunciarem que cheira a Socel o desagradável aroma vindo lá das bandas da Mitrena, o facto é que nesta altura do ano, no final de junho, em várias  zonas da cidade quando o sol está prestes a deixar-nos o ar é perfumado com um doce e agradável aroma.

Agrada-me sobretudo passear pela zona poente da Avenida Luísa Todi, ao final do dia, onde o ar quente começa a dar lugar a uma briza  mais fresca vinda do lado do mar e toda aquela zona é agradavelmente perfumada graças às flores das frondosas tílias que ali existem em abundância.

Não são muitos dias que a floração se mantém e já tenho visto em anos anteriores alguns setubalenses, logo pela manhã, em cima de escadotes a colher algumas dessas flores e as folhas pontiagudas junto às mesmas que depois serão colocadas a secar à sombra, para que dali se possa fazer uma deliciosa infusão que tanto poderá ser ingerida quente ou fresquinha.

Para fazer o chá de tília os “experts” dizem que se deve adicionar duas colheres de sopa da erva picada por cada litro de água e levar a mistura ao fogo, desligando quando a água entrar em ebulição, deixando a mistura abafada e em repouso por 10 minutos. Depois é coar e adoçar a gosto.

Esta infusão é indicada para inúmeros males entre eles os problemas de coração, pelo que se quiser ter o seu coração em forma passeie ao fim do dia por Setúbal, especialmente pela Avenida Luísa Todi.

Pela manhã, bem cedo, faça um passeio higiénico de preferência de escada às costas e vá apanhar umas florinhas para fazer uma deliciosa e aromática infusão, isto enquanto não aparece por aí alguém que se lembre de proibir a recolha ou mande colocar um fiscal ou máquina registadora.

Setúbal é assim, tem de tudo um pouco, onde até não falta bom ambiente e ervinha, não daquela que alguns pretendem legalizar mas desta onde se pode juntar o útil ao agradável.

Rui Canas Gaspar
2016-junho-19

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário