notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 29 de junho de 2016

É este o tipo de apresentação que se quer para a Arrábida?

A criação da “marca” ARRÁBIDA parece-me uma ideia bem conseguida porquanto tentamos atrair para a nossa região turistas nacionais e estrangeiros, dando-lhes a mostrar o que de melhor temos na nossa terra.


A natureza brindou-nos com o verde da serra, separado por fina areia branca o azul do mar que se confunde com o céu de Verão num idílico e ímpar cenário que tem ao longo de muitos anos vindo a inspirar poetas e pintores.

O que já não me parece tão bem é não termos pessoas capazes de fazer o trabalho de casa e ficar dependente daquilo com que a natureza dotou a região, esquecendo-se que ao atrair gente para determinado local é necessário equipar esse mesmo local com as infra-estruturas de base, nomeadamente a necessária vigilância.

Mas, se não vemos contentores para recolha de lixo nos miradouros da serra, vemos o piso dos mesmos completamente deteriorado com muitos anos sem que alguém se dignasse reparar.

Se não vemos uma única instalação sanitária pública em todo o parque natural, observamos a degradação dos painéis informativos e até os muros de proteção dos miradouros sem qualquer tipo de manutenção.

A questão que se coloca ao simples cidadão, ao turista que vai visitar o belo Parque Natural da Arrábida é qualquer coisa do género: “Afinal quem é que toma conta disto?”

Bem sabemos que a Câmara Municipal de Setúbal, a União de Freguesias, o Porto de Setúbal, os muitos serviços do Estado tratam de por o rabinho de fora, porque este espaço tem direção própria, a do Parque Natural da Arrábida.

Mas será este o tipo de apresentação que se quer para a Arrábida? Penso que não! Penso que não!...

Rui Canas Gaspar
29-junho-2016

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário