notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Já saboreou a deliciosa música dos “Massacotes”?

Em 2008 nascia em Setúbal um popular agrupamento musical que bem poderia ter sido  batizado com o nome do gostoso “besugo”, um peixe abundante na nossa costa que, por terras sadinas, quando ainda é relativamente pequeno é mais conhecido por “massacote” . Daí os seus fundadores  terem optado por esta designação mais popular, igualmente mais em sintonia com o trabalho que se propunham vir a desenvolver.

“Os Massacotes” são formados por meia dúzia de membros que não só cantam bonitas e agradáveis canções populares, como também tocam bateria, cana, baixo, acordeão e viola.

Boa parte dos temas que o grupo interpreta, inspirado nas gentes e coisas de Setúbal, são da autoria de Mário Regalado e de Álvaro Andrade, embora outros compositores façam parte do seu reportório.

Para que possa haver uma maior divulgação dos seus trabalhos e para que fique um registo para a posteridade, o grupo editou e começou no passado mês de maio a divulgar  o seu primeiro disco subordinado ao tema: “Sou filho da cidade” um leque de agradáveis temas populares muito bem interpretado.

A capa do disco tem a figura de Bocage e trata-se de uma imagem cedida pela Câmara Municipal de Setúbal ao popular grupo, que tem várias atuações agendadas para as diversas festividades que já começaram a decorrer neste período mais quente e de tradicionais festas populares.

Se ainda não adquiriu este disco recomendo que se apresse antes que esgote.

Ouvi as músicas selecionadas para este primeiro trabalho cantadas e tocadas pelos nossos “massacotes” e recomendo tal como o farei a quem desejar saborear o delicioso peixe assado no carvão que emprestou o nome a estes músicos setubalenses.

Rui Canas Gaspar
2016-junho-01

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário