notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

No grupo COISAS DE SETÚBAL não há recrutamento de “MONEY MULES”

O grupo do facebook, COISAS DE SETÚBAL, era composto no dia 5 de novembro de 2014 por 3.650 membros, no entanto, o mesmo grupo poderia ultrapassar os quatro mil filiados, não fossem os seus administradores procederem ao bloqueio de várias pessoas, a maior parte, perfis falsos, que pedem a sua admissão ao grupo.

Estavam nesta data bloqueados 450 perfis, correspondendo a mais de 12% dos filiados ativos e praticamente todos pelo mesmo motivo, por serem “boas pessoas” e quererem ofertar dinheiro.

Acontece que há vários esquemas para ludibriar os mais incautos e por isso os administradores deste grupo tratam de eliminar este tipo de situação logo à nascença.

Ultimamente tem vindo a ser verificado o seguinte:

Aparece na net oferta de negócio ou emprego com ordenado mensal de 1.800 euros, acrescido de comissões e possibilidade de crescimento dentro da empresa.  O incauto aceita e pouco depois é-lhe depositado 4.900 euros na sua conta, destinado a fazer transferência em dólares para um banco localizado num país estrangeiro.

4.900 porque o banco do incauto só comunica ao Banco de Portugal valores acima de 5.000 e o “funcionário” está a desempenhar o papel de “Money Mule” ou seja está a ser conivente com o crime de lavagem de dinheiro.

O dinheiro geralmente tem como destino o Brasil ou a Rússia, países de origem do esquema criminoso.

Se for contatado para entrar, ou já entrou no esquema, o melhor mesmo é contatar as autoridades afim de não poder vir a ser acusado deste crime de que foi conivente a troco de alguns euros.

Entretanto, neste e noutros grupos mais responsáveis os administradores vão eliminando logo à partida a entrada destes nocivos vendedores de sonhos.

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário