notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Um pequeno, simpático e quase centenário clube setubalense

É provável que muitos setubalenses, mesmo os mais antigos, tenham poucas memórias de um pequeno clube desta terra, que em tempos idos teve algum destaque, que dá pelo nome de São Domingos Futebol Clube.

O que acontece é que se trata de uma coletividade fundada no distante ano de 1921 e um dos poucos ainda no ativo que meia dúzia de anos depois, em 1927, faria parte de um conjunto das  treze coletividades que formariam a Associação de Futebol de Setúbal.

Tal como o Vitória e o Comércio e Indústria, o São Domingos também jogava naquele espaço municipal conhecido de muitos antigos setubalenses, como o “Campo dos Arcos” em pé de igualdade com os mais destacados clubes do início dos anos trinta do século passado.

Dessas antigas coletividades chegaram até aos nossos dias o Vitória Futebol Clube, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, a União Futebol Comércio e Indústria e naturalmente o São Domingos Futebol Clube, tendo ficado pelo caminho as outras nove.

Presentemente este pequeno clube nascido no velhinho Bairro de São Domingos, tal como Bocage, dispõe de pequenas mas funcionais instalações, sedeadas no jardim do Quebedo de cima, (Praça General Luís Dominguess) propriedade da Câmara Municipal que as cedeu no passado ano de 2013.

Dedicado sobretudo ao futebol jovem, este velho e simpático clube de bairro rejuvenesce agora que se encontra à beira de completar um século de vida para isso tem vindo a contribuir uma dinâmica direção e umas mais adequadas instalações.

Para o São Domingos o nosso apoio, o nosso carinho e a nossa simpatia.

Rui Canas Gaspar
2014-novembro-14

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário