notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 10 de maio de 2016

No rescaldo do vendaval em Setúbal

O vendaval que atingiu Setúbal no último fim-de-semana, com particular incidência no sábado, dia 7 de maio deste ano de 2016, originou alguns prejuízos não só a diversas embarcações sadinas, como também nas zonas calcetadas à beira-rio.

A acumulação de areias em terra foi outro problema originado pelo mau tempo, que já começou a ser resolvido na zona do Parque Urbano de Albarquel onde uma equipa se vem afadigando a encher carrinhos de mão com a areia que vai sendo de novo devolvida ao rio.

Um outro fenómeno relacionado com o mau tempo é aquele que se pode verificar na Praia da Saúde onde o mar arrastou para o areal montões de canas e caniços a par de centenas ou milhares de garrafas, garrafinhas e garrafões de plástico.

Curiosamente, aqui verifica-se a existência de um elevado número de pequenos recipientes de plástico, próprios para o transporte de sal, um produto normalmente utilizado por aquelas pessoas que se dedicam à apanha das navalhas, na outra margem do Sado.

Por aquilo que nos é dado observar atendendo à enorme quantidade de recipientes agora dados à costa, somos levados a concluir que há um certo desleixo e falta de consciência ecológica por parte destas pessoas que se dedicam à apanha das populares e saborosas navalhas.

Ainda há poucas semanas foi desencadeada uma ação cívica de voluntariado no sentido de sensibilizar os apanhadores para este problema e de forma a evitar-se esta desagradável situação, o que por aquilo que nos é dado agora observar na Praia da Saúde terá todo o cabimento.

Sendo assim, parece que foram muitos os que ouviram mas foram certamente poucos os que escutaram e o Sado agora encarregou-se de nos lembrar.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-10

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário