notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 3 de maio de 2016

Uma nova capela mórmon vai ser erigida em Setúbal

Para quem chegar a Setúbal, vindo pela Estrada de Palmela, deparar-se-á em breve com uma bela construção erigida no local onde durante anos esteve um amplo terreno, outrora conhecido por Quinta da Azedinha.

Esta quinta é propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que há mais de uma dúzia de anos a adquiriu com o objetivo de ali construir uma capela a qual deverá substituir a vivenda adaptada ao culto, existente na Avenida General Daniel de Sousa.

O antigo local de culto da congregação, residente na zona poente da cidade, a funcionar há mais de três décadas, já não reúne as necessárias condições em termos de espaço interior e sobretudo de estacionamento automóvel.

Está agendado o Outono de 2016, para o início da construção, sendo na ordem dos 14 meses o tempo estimado para a conclusão da empreitada.

Na construção da nova capela os mórmons vão utilizar apenas cerca de metade da sua propriedade disponibilizando o restante para as vias rodoviárias envolventes e um enorme espaço para a Reserva Agrícola Nacional, terreno que irá ser utilizado como jardim, no âmbito do PUV (Parque Urbano da Várzea) que se encontra em construção e que depois de concluído ficará a constituir o maior pulmão verde da cidade sadina.

Técnicos da Igreja têm tido reuniões frequentes com a Câmara Municipal de Setúbal, de forma a acertar todos os pormenores para que o espaço ocupado fique o mais bem integrado possível nesta nova zona em desenvolvimento.

A nova capela mórmon terá várias salas de aulas e um salão com capacidade para cerca de 350 pessoas e será equipada com o que há de mais moderno em termos de poupança energética e de aproveitamento de águas, sendo também usado um tipo de pavimento no exterior que permite a máxima absorção das águas pluviais.

Este tipo de edifícios mórmons, muito bonitos e funcionais, são projetados para funcionar como local de culto, de atividades sociais e para servir a comunidade em caso de emergência, de que são exemplos os últimos terramotos ocorridos no Equador e no Japão, onde capelas S.U.D. foram transformadas rapidamente em abrigos e hospitais e colocadas ao serviço da população.

A nova construção será uma mais-valia não só para as centenas de cristãos, santos dos últimos dias, setubalenses, como para esta zona da cidade que ficará com um aspeto muito mais agradável, graças ao novo edifício que ali irá ser erigido, custeado integralmente pela Igreja.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-03

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário