notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Os Escoteiros setubalenses vão limpar a Praia da Saúde 

A chefia do Grupo de Escoteiros Sado, em formação na cidade de Setúbal, vai levar a efeito no sábado, dia 14 deste mês de maio de 2016, uma ação de voluntariado na Praia da Saúde de forma a retirar daquele espaço parte do lixo que deu à costa, nomeadamente a enorme quantidade de recipientes de plástico.

Trata-se de uma ação pontual e cívica motivada pelo mau tempo que afetou a nossa região no sábado dia 7.

Os dirigentes deste Grupo aproveitarão a oportunidade para ministrar aos escoteiros a necessária instrução sobre o meio ambiente, focalizando a instrução no 3º ponto da sua Lei “O Escoteiro é prestável” e no 6º “O Escoteiro é respeitador e protetor da Natureza”.

A direção do Grupo certamente que contará com o apoio logístico da União de Freguesias de Setúbal para a recolha dos materiais que serão retirados da praia.

Naturalmente que todos aqueles que se queiram juntar a estes jovens voluntários serão bem-vindos e acolhidos neste Grupo que embora ainda não disponha de instalações para se reunir já mostra um potencial que não pode nem deve ser menosprezado.  

Para os leitores menos familiarizados com estas coisas, lembramos que em Setúbal existem vários Agrupamentos pertencentes ao Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) onde podem ingressar jovens que professam esta religião.

A Associação dos Escoteiros de Portugal dispõe na cidade de um Grupo sedeado na Bela Vista e este que se encontra em formação na zona baixa da cidade, admitindo nas suas fileiras jovens de todas as religiões.

Sendo assim, Escutas ou EscUteiros são jovens pertencentes ao C.N.E. enquanto os EscOteiros, são os filiados na A.E.P. a mais antiga associação portuguesa de seguidores do genial método pedagógico inventado por Baden-Powell e seguido em praticamente todos os territórios e países do mundo.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário