notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Setúbal constrói muralhas de proteção contra a invasão das águas?

Nos meus tempos de rapaz, alguns moços setubalenses, em determinadas marés vivas, sentavam-se na muralha com os pés dentro de água, o que lhes dava particular prazer e ainda hoje alguns deles recordam esses tempos de meninice.

Os anos passaram e muita coisa se modificou neste nosso belo planeta azul e hoje as novas tecnologias mostram-nos as transformações climáticas a acontecer, com fenómenos extremos nas mais diferentes partes do globo.

Essas transformações já são também bem visíveis na nossa terra e os meninos que se sentavam à beira da muralha pondo os pés na água, se o forem fazer no próximo mês de agosto, altura de maré viva, no mesmo local onde outrora o fizeram, já não molham os pés mas sim as pernas.

É que as águas que bordejam a nossa cidade subiram e estão a escassos centímetros de galgar a muralha, sem qualquer mau tempo.  Logicamente se coincidir a maré cheia com vento forte, ocasionando ondulação, as águas do Sado, misturadas com as do Atlântico transbordarão e entrarão pela terra dentro.

Alguém, não sei quem, da Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra, sem alarde nem alarmismo, teve o bom senso de começar a defender a cidade dotando já algumas partes da beira-rio de bancos de betão que mais não são do que o embrião de uma segunda muralha defensiva contra a investida do mar.

É minha convicção que está na altura de dar continuidade ao trabalho de proteção da nossa cidade continuando a construir os bancos/muralha à beira rio que não sendo assim um trabalho tão dispendioso poderá evitar graves prejuízos a curto prazo.

Em complemento a este trabalho entendo que é urgente que a APSS instale quanto antes um conjunto de defensas nos diversos cais de atracação de forma a evitar que um destes dias tenhamos algumas embarcações estacionadas nos parqueamentos construídos para os automóveis na zona ribeirinha.

Acredito que temos em Setúbal técnicos competentes, organismos empenhados na resolução de problemas e a necessária lucidez para compreender a gravidade da situação que se não for atacada quanto antes, desta ou de outra qualquer forma que se entenda por mais conveniente, a curto prazo poderemos arrependermo-nos do que não fizemos.

Este mês os prejuízos devido ao vendaval que afetou a nossa zona costeira já se cifraram em largos milhares de euros, na próxima vez poderá ser bem pior.

A Natureza não dá tréguas e as alterações climáticas já aí estão e só não as vê e sente quem não estiver para aí virado.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário