notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 15 de maio de 2016

O “Coisas de Setúbal” é o “Café Central” dos tempos modernos?

Nos finais dos anos 60 tínhamos em Setúbal alguns cafés muito frequentados e de entre eles um dos mais populares e bem conhecido era o Café Central, localizado na Praça do Bocage.

Era ali que se reuniam os mais diferentes grupos de amigos, com os mais diversos interesses e, era também ali, que alguns outros vinham escutar o que por lá se comentava, com os mais díspares objetivos. Alguns até com a missão de passarem a informação para a temível polícia política, de má memória, a PIDE/DGS.

Um desses agentes da polícia política que espiava o conhecido cantor José Afonso teria emitido até a seguinte nota informativa: “Sai de casa normalmente depois do almoço, instala-se na esplanada do Café Central, junta imediatamente à sua volta larga assistência de “jovens”, aos quais vai insinuando a sua doutrina, provocando a maior desorientação nesse meio.”

No “Central” falava-se sobretudo das coisas de Setúbal, daquilo que preocupava os setubalenses, daquilo que os alegrava e do que cada um dos intervenientes nas discussões, entre amigos, preconizava para a nossa terra.

Gosto de comparar o grupo “Coisas de Setúbal” com aquele conhecido café que durante muitos anos frequentei e onde muitas sugestões ali produzidas foram levadas à prática quando muitos dos setubalenses que hoje são membros do “Coisas de Setúbal” eram jovens cheios de vigor e de sonhos, uns realizados, outros nem por isso.

Também o “Coisas de Setúbal” é um entre os diversos grupos organizados no facebook, provavelmente será um dos que mais gente agrega e onde a discussão livre e saudável é uma característica dominante.

Embora já não estejamos no “tempo da outra senhora” também se nota que aqui vêm alguns elementos “cuscar” o que se comenta para levarem a informação aos seus destinatários.

É um facto que também graças ao que aqui se tem comentado que algumas coisas que não estavam bem na nossa cidade já foram alteradas, sem que isso servisse de alarde para o grupo ou seus promotores.

Gosto de pensar que todos os membros deste grupo amam Setúbal e querem o melhor para a sua terra de nascimento, de acolhimento ou de simpatia e por isso partilham como podem e como sabem, geralmente de forma educada e ordeira, por isso também gosto de comparar este grupo ao saudoso “Café Central” onde tantos de nós guardamos ternas recordações.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário