notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 30 de outubro de 2016

O INACREDITÁVEL ACONTECEU EM SETÚBAL

Tenho vindo a congratular-me com os arranjos e a valorização  que tem vindo a ser levado a cabo no nosso mais antigo e sempre belo Parque do Bonfim.

Hoje, 30 de outubro deste ano de 2016 fui surpreendido com a novidade de que o antigo bebedouro, colocado perto do parque infantil, trabalhado em brecha da Arrábida, uma pedra que já não pode ser extraída e por isso mesmo se vai tornando rara e extremamente cara, teria sido substituído.

Mas, embora acreditando na novidade que me estavam a dar, acabei por fazer como o São Tomé, fui ver para crer.

O que vi  deixou-me estupfacto pelo tremendo mau gosto e pela inutilidade da substituição do artístico bebedouro.  É que o mesmo foi de facto retirado e substituído por um tubo metálico com o bebedouro em inox no topo da coluna.

Como cereja em cima do bolo, os “artistas” deixaram um bloco de pedra (brecha da Arrábida) ao lado do tubo para as crianças mais pequenas poderem chegar ao topo do equipamento.

Olhando para a nova escultura, a D. Vinha, veio-me à mente que aquela senhora pouco satisfeita certamente  ficaria se lhe retirassem uns lindos e trabalhados brincos de ouro puro para os substituir uns quaisquer lisos e sem jeito e ainda por cima de fantasia.

Não é a primeira vez que material retirado do Parque do Bonfim vai parar a edifícios particulares. Bem à vista de todos estão as pedras retiradas da antiga fonte do anjo da guarda e que foram adornar as janelas da gruta de Santo António que hoje ainda podemos ver (agora com maior destaque) no Palácio Botelho Moniz.

Não sei se isso irá acontecer, por isso não vou levantar falso testemunho, mas não gostaria de ter conhecimento de que a coluna artisticamente trabalhada em brecha da Arrábida vá um dia aparecer num qualquer jardim particular.

Como cidadão desta terra e, como tal, coproprietário desta peça julgo ter o direito de saber onde ela foi parar e qual o destino que irá ser dado à mesma.

Porque vivemos em democracia não posso questionar as ações do Executivo municipal, porquanto se encontra legitimado pelos votos expressos em urna. Isso não impede o vulgar cidadão de apontar aquilo que em seu entender representa uma asneira crassa e um atentado contra o património coletivo segundo sua opinião.

Tenho pena de ter de referir este assunto, mas se os elogios são para dar o apontar de asneiras não pode ficar silenciado e esta é mais do que uma asneira é um verdadeiro atentado ao bom gosto e ao património setubalense que deve ser cabalmente esclarecido por quem de direito.

Rui Canas Gaspar
2016-outubro-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário