notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Antigo galeão do sal ostenta o nome de Mourinho 

Cada um aplica o seu dinheiro como quer e sabe e, por isso mesmo, ninguém tem nada a ver com o assunto. Sendo assim, não temos que nos admirar que o melhor treinador português de futebol, o conhecido setubalense Mourinho, tenha propriedades em Setúbal, Azeitão e onde ele muito bem desejar; que se desloque em carros de luxo e até veja a navegar no Sado um antigo galeão do sal para fins turísticos.

E é precisamente este aspeto final que é pouco conhecido entre os seus conterrâneos, a ligação ao “rio azul” que já vem dos tempos do Sr. Félix Mourinho, pai do treinador.

De facto, um dos três antigos galeões do sal que foram recuperados e que vemos navegar no Rio Sado, ostenta o nome do mundialmente famoso treinador, trata-se do “Zé Mário”, uma embarcação  que antes de ser propriedade da Reserva Natural do Estuário do Sado teria sido adquirida em 1963 por uma sociedade da qual fazia parte Mourinho, pai.

Ora foi nesse ano, mais precisamente no dia 26 de janeiro que nasceu o seu filho a quem colocou o nome de José Mário dos Santos Mourinho Félix, para os amigos setubalenses o “Zé Mário” e para o mundo o famoso Mourinho.

E foi precisamente em honra do bebé que tinha acabado de ver a luz do dia que o antigo galeão que tinha nascido e sido batizado com o nome de “Angelina de Jesus” passaria doravante a ser designado por “Zé Mário”.

Pois então para os amigos que pensavam que o nosso Mourinho estava agora a braços com alguma empresa marítimo-turística a operar no Sado podem ficar descansados, porque o homem continua nas lides futebolísticas, embora o seu nome continue a navegar nas belas e calmas águas do “rio azul” desde o ano em que nasceu.

São curiosidades da nossa terra, são coisas de Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2016-outubro-21

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário