notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 21 de junho de 2017


O painel da Fonte de Aldeia Rica

Quem vai de Vila Nogueira de Azeitão para Sesimbra, encontra à saída, no seu lado esquerdo, uma artéria com a curiosa designação de Rua do Fisco. E é precisamente logo à entrada dessa rua azeitonense que podemos apreciar a bela “Fonte de Aldeia Rica” com o seu interessante baixo-relevo embutido no conjunto. 

A fonte de duas bicas com tanque para servir de bebedouro aos animais é uma bela obra de arte e é uma das três mandadas construir pelo juiz Agostinho Machado de Faria, o mesmo governante que mandou edificar a imponente Fonte dos Pasmados que se encontra na zona central de Vila Nogueira de Azeitão. 

No painel maneirista podemos observar oito elementos figurativos esculpidos em medalhões com pombas, anjos e cordeiros que no entender de algumas pessoas tanto podem simbolizar Jesus Cristo, como João Batista ou mesmo elementos de adoração pagã. 

A fazer fé numa publicação editada pela empresa “Águas do Sado” sobre as fontes e chafarizes de Azeitão, é ali referido que segundo José Cortez Pimentel o baixo-relevo que serve como principal elemento decorativo da Fonte de Aldeia Rica fará parte de um conjunto de três. 

Os painéis esculpidos em mármore de Estremoz  pertenciam à tribuna que os Duques de Aveiro tinham ao seu dispor na igreja dominicana, a qual comunicava diretamente com a ala sul do paço ducal, um austero edifício do Renascimento Clássico, existente no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão. 

Quanto aos outros dois painéis teriam levado diferentes destinos, um foi para as bandas de Setúbal onde foi decorar a entrada da Quinta da Arca d’Água, em Alferrara, uma zona localizada perto do Parque de Merendas de São Paulo de onde provinha parte da água que abastecia a então Vila de Setúbal e corria sobre o conhecido aqueduto dos arcos. 

Este belo exemplar já lá não se encontra porquanto teria sido vendido a um antiquário que por sua vez o revendeu para ser integrado na coleção particular do falecido banqueiro Jorge de Brito. 

O outro painel encontra-se na Quinta da Aiana de Baixo, uma propriedade que se localiza entre Alfarim e a Lagoa de Albufeira, em Sesimbra. 

Se não conseguimos saber como seria a tribuna ducal, pelo menos passados tantos anos podemos ainda apreciar, em bom estado de conservação, este painel que se encontra numa rua do concelho de Setúbal, sob o olhar atento do poderoso e omnipresente “fisco”. 

Rui Canas Gaspar 

2017-junho-21 


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário