notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 27 de junho de 2017

Precisamos em Setúbal de passadeiras mais bem identificadas 

Segundo me informou um agente da P.S.P. a maior parte dos acidentes em Setúbal acontecem precisamente nas passadeiras de atravessamento das vias, local teoricamente mais seguro. 

Os condutores setubalenses desde há muito que se habituaram a respeitar os peões aquando no atravessamento nas passadeiras, lembro-me de logo  após a revolução de 25 de abril ter organizado uma ação com os escuteiros onde fizemos e distribuimos aos condutores algumas centenas de panfletos sobre este assunto quando o trânsito era incomparavelmente menor do que é hoje. 

Seja por falta de perícia, descuido, ou por qualquer outro motivo o facto é que os acidentes acontecem. 

As tintas aplicadas na marcação das nossas vias tem um reduzido tempo de duração e rapidamente são apagadas e os automobilistas por vezes deixam também de as ver, e se não repararem na sinalização vertical pior um pouco. 

No vizinho concelho de Palmela optou-se, e bem, pela colocação de um holofote sobre as passadeiras, com a particularidade do suporte ser de secção quadrada e pintado de amarelo e negro, o que à distância dá logo para identificar a zona da passadeira. 

Em Setúbal também existem meia dúzia de passadeiras bem sinalizadas com luzes led colocadas no pavimento, o que é uma boa ajuda a quem conduz à noite. 

Para bem de peões e automobilistas convém que este assunto seja rapidamente tomado na devida conta e que se generalize a colocação de luzes led no pavimento a par de devida repintura das desaparecidas passadeiras. 

Rui Canas Gaspar
2017-junho-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário