notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mentira MIL VEZES repetida pode tornar-se verdade em Setúbal

O poderoso e tenebroso Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazi, seguidor de Adolf Hitler, apoiante do extermínio dos judeus e da Solução Final, ficou também mundialmente conhecido pelos seus discursos repletos de frases carismáticas  que chegaram até aos nossos dias.

De entre essas frases uma ficou particularmente célebre e infelizmente ainda hoje seguida por governos e organizações menos escrupulosas “Uma mentira mil vezes repetida torna-se verdade”.

Mentira é mentira e nunca será verdade! Mas, de facto, o autor da frase não deixa de ter alguma razão. É que se tantas vezes ouvirmos a mentira e se raramente nos confrontarmos com o contraditório naturalmente a interiorizaremos como se de uma verdade se tratasse.

E foi assim que muitos seres humanos morreram nas câmaras de gás nazis, acreditando nas muitas mentiras de Hitler e seus fieis apaniguados.

Já aqui disse, que o texto “REVOLUÇÃO EM SETÚBAL”  (http://troineiro.blogspot.pt/2014/04/revolucao-em-setubal-e-umaautentica.html) se tratou de uma inofensiva brincadeira de primeiro de abril, o dia em que nos é permitido divertirmo-nos com as inverdades. Um texto que no dia seguinte mereceria o mesmo destaque, nos mesmos locais, com um outro devidamente esclarecedor: “COM A VERDADE ME ENGANAS” (http://troineiro.blogspot.pt/2014/04/com-verdade-me-enganas-revolucao-em.html ) .

Mas, a mentira e o sensacionalismo  são, sem dúvida, mais fortes junto da opinião pública que a verdade dos factos e, por isso mesmo, a verdade ficou parada no espaço e no tempo enquanto a mentira continuou voando, saltitando de página em página, mantendo-se imparável.

E é assim que passados menos de três meses sobre a publicação do texto a mentira é MIL VEZES REPETIDA, ou melhor, partilhada, por outras tantas pessoas que a levaram já ao conhecimento de largas dezenas de milhares de outras. Umas acreditando, outras mais céticas e outras rejeitando-a.

O curioso é que existem pessoas que embora duvidando do que escrevi incentivam à partilha do texto com o objetivo dele se tornar viral, chegando ao conhecimento de investidores e decisores, de modo a que no todo ou em parte se possa vir a tornar realidade.

Não deixa de ser interessante esta postura dos setubalenses, ainda que de uma forma muito própria, vibram com as coisas da sua terra e sentem orgulho em divulgar o que por aqui se vai fazendo de bom e bonito, daí talvez a justificação para tantas partilhas do sensacionalista texto.

Talvez quem não esteja a gostar muito da brincadeira sejam alguns dos nossos governantes locais que têm sido frequentemente abordados no sentido de esclarecer, confirmar ou infirmar sobre esta tal “Revolução em Setúbal”.

Mas olhem meus amigos, eu se estivesse no lugar desses decisores só para não ouvir mais tantas perguntas e ter de responder que infelizmente algumas daquelas coisas não serão feitas, outras estão em “estudo” e outras anunciadas até procurava conseguir os necessários meios financeiros e técnicos para levar de vencida a brincadeira. É que, pelos vistos, o nosso povo gosta mesmo da ideia e se o povo gosta pois então que se faça a obra! Digo eu, que até nem sou político nem estou para aí virado…


Rui Canas Gaspar
2014-junho-19

Sem comentários:

Enviar um comentário