notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 11 de abril de 2016

As cores tradicionais dos edifícios setubalenses

A propósito da cor vermelha com que foi pintado o antigo edifício do Banco de Portugal e do verde forte com que agora acaba de ser pintada exteriormente a Biblioteca Publica Municipal de Setúbal, dois emblemáticos e históricos edifícios sadinos, implantados na Avenida Luísa Todi fiquei a saber o seguinte.

Segundo o presidente da Associação de Construtores Proprietários de Setúbal as quatro cores características dos edifícios setubalenses seriam o branco, cinzento, amarelo ocre e rosa velho, informação que teria colhido, em tempos,  junto de um expert da Câmara Municipal.

Independentemente dos gostos, da estética, das modas e até das zonas onde os edifícios se encontram implantados provavelmente teríamos muito a ganhar ao nível do património edificado se respeitássemos as cores com que pintamos os nossos edifícios, principalmente aqueles prédios históricos.

Pessoalmente até não desgosto das cores com que foram pintados estes dois edifícios, mas gostaria de ouvir a opinião de alguém entendido que pudesse confirmar ou infirmar a informação sobre as quatro cores atribuídas como características da nossa terra.

É claro que desnecessário será referir que me regozijo com a recuperação destes edifícios, embora não me conforme com a solução encontrada “provisoriamente” para o acesso a pessoas com mobilidade reduzida ao interior do edifício do antigo Banco de Portugal, ainda que em devido tempo me tivessem informado que se tratava de uma situação transitória enquanto a obra no Convento de Jesus não estivesse concluída.

Os andaimes foram hoje arreados, o edifício está bem mais agradável à vista e a nossa Biblioteca certamente estará agora com melhores condições técnicas para receber o muito público leitor setubalense que ali irá afluir.

Rui Canas Gaspar
2016-abril-11

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário