notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Palácio dos Duques de Aveiro na mira da Câmara Municipal de Setúbal

Vai ser submetido a discussão pública o Projeto de Operação de Reabilitação Urbana de Azeitão, o qual contempla um conjunto de incentivos fiscais bem como redução nas taxas de IMI e IMT para os proprietários de imóveis localizados na zona histórica desde que os mesmos procedam a ações de reabilitação urbana.

O PORUA foi aprovado a 7 de abril de 2016, em reunião pública, e apresenta-se como um instrumento estratégico tendente a regenerar o centro histórico azeitonense.

Preservar a identidade e memória de Azeitão, passa também pela reabilitação do património classificado de que é exemplo o severo e majestoso Palácio dos Duques de Aveiro, localizado na Praça da República,  edificação emblemática de Vila Nogueira de Azeitão.

Com cerca de 30 metros de frente, o edifício dividido em três corpos domina as restantes construções, não só pela sua altura como pela própria volumetria, sendo mesmo considerado como o maior palácio existente a sul do Tejo.

O edifício, propriedade particular,  de construção quinhentista foi sede da primeira fábrica de chitas existente em Portugal a qual esteve em laboração entre os anos de 1775 e 1847.

O vetusto imóvel encontra-se em evidente estado de degradação e esta poderá ser a oportunidade esperada para lhe devolver a dignidade de outrora, ao mesmo tempo que será sem dúvida mais um motivo que potenciará o interesse turístico por esta bela localidade do concelho de Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2016-abril-07

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário