notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 25 de abril de 2016

“Vejam Setúbal, tirem a prova, das Fontainhas, do Castelo, à Fonte Nova”

Sem dúvida que muito há por fazer nesta maravilhosa cidade de Setúbal mas temos de ser honestos e reconhecer que muito se tem feito nestes últimos anos.
Certamente que nem tudo o que tem sido levado a efeito agradará a todos, também estou em crer que nem tudo o que se tem executado seria prioritário, porém o certo é que só não erra quem nada faz.

Ao contrário do que alguns setubalenses comentam esta não é uma cidade morta, muito menos moribunda, é uma cidade com vida própria, com identidade, com alma e onde apetece e se gosta de viver.

Se nos fecharmos na nossa concha, se não sairmos para observar in loco, se não tomarmos conhecimento dos acontecimentos, certamente não veremos a dinâmica de que a cidade está imbuída. Estamos condenados a ver apenas a árvore em vez da floresta.

Ainda bem que as nossas praças e demais espaços públicos começam a estar mais atrativos e decorados com as mais diversas obras de arte, obras que igualmente dificilmente terão consenso, devido às mais diferentes sensibilidades artísticas e culturais.

Gosto da minha cidade! Ainda ontem tive oportunidade de a mostrar a um casal estrangeiro que ficou encantado pelos mais diferentes motivos. A urbe renova-se, embeleza-se, dinamiza-se, alegra-se.

Talvez muitos dos leitores não saibam que temos por aqui casas, algumas em ruelas da nossa zona histórica, onde para ir petiscar, tem de se marcar com semanas de antecedência. Porque será?

Basta haver um bocadinho de sol e a cidade fervilha de movimento e alegria.
Bem sabemos que mais se pode e deve fazer para o bem da comunidade, nomeadamente não sobrecarregando os cidadãos com elevadas taxas de IMI, sendo comedido na ampliação do parqueamento automóvel tarifado e outras medidas que sufocam os já sobrecarregados contribuintes.

Para que Setúbal seja verdadeiramente um Município participado ele terá de ter um serviço de informação mais eficaz e não informar depois do facto consumado, isso é uma espécie de “democraticamente quem manda aqui sou eu” e esse seguramente não é o espírito do 25 de abril.

Setúbal está na senda do desenvolvimento e do progresso e chegará seguramente a bom porto com o elogio sincero e com as críticas construtivas, ainda que por vezes discordantes.

Por tudo isto eu canto: “Vejam Setúbal, tirem a prova, das Fontainhas, do Castelo, à Fonte Nova”.

Rui Canas Gaspar
2016-abril-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário