notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 3 de abril de 2016

O GATEM conquista em Madrid o prémio Europa

No ano em que comemora o 20º aniversário do seu nascimento o GATEM – Espelho Mágico, Grupo de Animação e Teatro,  foi distinguido em Madrid – Espanha com o Prémio Europa.

O Gatem estreou-se em 1996, já lá vão duas décadas, com a peça Cinderela. No ano seguinte apresentou ao público “O Feiticeiro de Oz” e daí para cá este agrupamento não mais deixou de brindar não só o público setubalense mas um pouco de todo o Portugal com os seus excelentes trabalhos, virados sobretudo para a família.

No final do passado mês de março o grupo apresentou no Auditório Municipal Charlot, a sua 29ª produção, “O Fabuloso Mundo de Bocage”, um trabalho com texto e encenação de Miguel Assis.

O último e grande espetáculo  do GATEM foi a peça intitulada “O Principezinho” um musical adaptado por Miguel Assis de “Le Petit Prince” de Saynt Exupéry, musicado por António C. Coimbra, poesia de Luis Filipe Estrela, figurinos e cenografia de Céu Campos e encenação de Miguel Assis.

Este musical já tinha sido premiado na mais recente edição do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa do Lanhoso e viu ser reconhecido além-fronteiras com a nomeação para a III Edição dos Premios Nacionales de teatro amateur ESCENAMATEUR, o qual acabou por vencer.

O GATEM foi formado pelo falecido Fernando Guerreiro, um setubalense bem conhecido nos meios culturais e teatrais e é atualmente dirigido por Ricardo Cardoso a quem endereçamos as nossas melhores felicitações pelo êxito deste grupo que de novo honrou o nome de Setúbal.  

Mais uma vez aqui fica demonstrado que não é pelo facto de se disponibilizar grandes verbas que as iniciativas culturais chegam mais além. Elas irão mais longe com o amor e dedicação dos seus integrantes, e claro, com os necessários e imprescindíveis meios para que os trabalhos possam ser desenvolvidos.

Parabéns ao Teatro, parabéns a Setúbal, parabéns ao GATEM.

Rui Canas Gaspar
2016-abril-03

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário