notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 2 de janeiro de 2016

O Clube Naval Setubalense poderá comemorar o 1º Centenário em novas instalações

O futuro turístico sadino também poderá passar por aqui, atendendo a que com a construção da Marina de Setúbal, muitas outras atividades de apoio serão desenvolvidas e a sua proximidade da baixa da cidade poderá vir a dinamizar um pouco mais este espaço histórico e comercial.

A doca do Clube Naval Setubalense, a mais pequena das três existentes em Setúbal, é uma antiga estrutura construída aquando dos trabalhos de edificação das muralhas, docas e cais de atracação que desde 1934 originaram o ordenamento da margem direita do Rio Sado.

Esta doca tem capacidade para acolher 29 embarcações de recreio, entre os 6 e os 11 metros, dispondo também de um espaço em terra onde estão parqueadas 24 embarcações com comprimentos que variam entre os 4 e os 12 metros.

A área dispõe ainda de diversas estruturas de apoio para a prática de desportos náuticos, como a canoagem, vela, remo, natação, de entre outras modalidades, sob gestão do Clube Naval Setubalense, um eclético clube organizado na cidade sadina no distante 6 de maio de 1920.

É pois a partir deste vasto espaço ocupado pela doca e instalações de apoio que a Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) desenvolveram um estudo de mercado e de viabilidade económica tendente a criar as necessárias condições para lançar um concurso de conceção e exploração da futura Marina de Setúbal.

A nova estrutura náutica deverá ter capacidade para acolher entre cinco a oito centenas de embarcações de recreio, modificando assim toda esta área que passará a dispor, naturalmente, de um novo visual muito mais atraente e consentâneo com todo o espaço à beira-rio, potenciando os investimentos públicos no âmbito do Programa Polis e do Programa Integrado de Valorização da Zona Ribeirinha de Setúbal.

A futura e ampla marina deverá abranger uma área compreendia entre o jardim do palmeiral, o Mercado do Livramento, o Tribunal e naturalmente a atual doca do Clube Naval Setubalense, transformando a mais pequena doca setubalense no maior espelho de água da cidade do rio azul.

Certamente que no âmbito deste grande projeto de desenvolvimento ribeirinho serão edificadas novas instalações para albergar os serviços do Clube Naval Setubalense.

Sendo assim, porque não pensar que quando o Naval em 2020, dentro de quatro anos, comemorar o 1º Centenário da sua existência, não fará a celebração do evento em novas e modernas instalações localizadas na grande e bela Marina de Setúbal?

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-02

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário