notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Setúbal é um mundo por descobrir

Tenho um amigo natural da Guiné-Bissau que está em Portugal, tendo vindo daquele país para aqui se curar de uma enfermidade e aproveitar também para estudar.

Em meados do ano passado disse-me que estaria a fazer uma ação de formação no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, na área da aeronáutica.

Mostrei satisfação por esse facto, mas fiquei a pensar com os meus botões para que lhe serviria tal formação, tanto mais que um pouco de forma sonhadora ele me dizia que iria contatar determinado ministro guinéu para no seu país natal desenvolver a atividade aeronáutica.

Ora conhecendo eu um pouco aquele país e procurando acompanhar o seu desenvolvimento, infelizmente bastante deficiente, mais me convenci que o rapaz estaria não só a sonhar mas também a fazer um “curso faz de conta”.

No final do ano passado, voltamos a conversar e perguntando-lhe o que é que estava a fazer profissionalmente ele informou-me que estava numa empresa a construir peças para aviões.

- Onde?  Perguntei eu, pensando que seria em Évora onde os brasileiros da Embraer montaram uma estrutura para fabricar aeronaves.

- Em Setúbal, no Vale da Rosa, respondeu ele.

Nem pensava eu que na zona industrial setubalense onde se fabrica papel, adubos, e um sem número de coisas, sendo a mais importante a reparação naval levada a efeito na Lisnave, também se fabricavam componentes para a indústria aeronáutica.

Mas sim, fabrica-se isso e muito mais, a nascente da nossa cidade de Setúbal, para além das atividades portuárias e das indústrias que por ali se implantaram ao longo dos anos temos mais dois parques industriais importantes o da Sapec Bay, onde os industriais poderão comprar terrenos e instalar as suas indústrias e o outro designado por BlueBiz (o enorme espaço da antiga Renault) onde está sedeada a Lauak – Setúbal, a tal fabricante de peças para aviões e onde os industriais poderão arrendar espaços para desenvolverem as suas atividades industriais.

E eu a pensar que o curso que o meu amigo fez no CEFP para pouco serviria!... 

Afinal foi graças a esta certificação que ele conseguiu emprego nesta unidade industrial de ponta, que eu desconhecia existir na minha terra.

Santa ignorância!

Por isso cada dia mais me convenço que Setúbal é, de facto, um mundo por descobrir.

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-29
www.troineiro.blogspot.com




Sem comentários:

Enviar um comentário