notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 31 de janeiro de 2016

Quem te viu e quem te vê

Para além da frota de quatro hovermarines destinados ao serviço comercial, para a travessia do Sado nos anos setenta do século passado, também havia um hovercraft para serviço particular dos dois irmãos Silva, os patrões da Torralta. Esse sim, um verdadeiro hovercraft que dispunha de três lugares e entrava pela terra dentro.

No edifício onde hoje funciona o Casino de Troia, nos anos 70, quando se encontrava em construção o mesmo era identificado por “Clube Hotel”. Foi precisamente para entrar nesse edifício que se construiu uma rampa em betão desde o rio, ao lado da ponte de madeira por onde transitavam os passageiros dos hovermarine, para que o pequeno hovercraft, cor de laranja, subisse depois de ter atravessado velozmente as águas do rio azul.

Curiosamente, no inovador projeto inicial o Clube Hotel teria um canal de acesso à porta da receção para que o cliente saísse diretamente do barco para o hall daquela unidade hoteleira projetada para ser uma peça emblemática da nossa florescente indústria turística.

O Clube Hotel apenas seria suplantado em grandeza pelo Hotel 1001 cuja construção não chegou a ser iniciada e que caso fosse edificado seria de facto um “hotel das Arábias” implantado nas areias de Troia, um pouco mais para sul do grosso das edificações que se viriam a desenvolver.

Enquanto se levava a cabo a construção dos edifícios de Troia era o patrão Domingos Silva que mais vezes se deslocava neste hovercraft que tinha a capacidade de se mover em terra, contrariamente aos hovermarine que apenas usavam a almofada de ar para se elevarem na água oferecendo menos resistência hidrodinâmica e assim se deslocarem velozmente.

As duas imagens mostram-nos o antes e o depois. A preto e branco podemos ver a veloz embarcação no Sado, a cores, podemos observar o que resta dela, em cima de um telhado a olhar para o rio azul.

A veloz e soberba embarcação faz-nos lembrar os mortais humanos, quando jovens cheios de vida, de projetos e esperança, mas que volvidos alguns anos são confrontados com a velhice e, pouco depois, acabam como esta ímpar embarcação num qualquer impensável local.

Se calhar vale a pena pensar nisto e darmos mais valor à vida, à amizade e a solidariedade.

Tenhamos uma boa semana.

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-31

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário