notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 30 de janeiro de 2016

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016

O emblema do Vitória Futebol Clube, trabalhado em pedra mármore, ainda se encontra a encimar a entrada daquela que foi outrora a sua antiga sede social. Uma casa brasonada setubalense, o Palácio Salema, em pleno coração da cidade de Setúbal, na Praça do Bocage.

Escolhi esta imagem ilustrativa do texto, representativa do clube desportivo que é um símbolo do concelho sadino, sendo também aquele que mais desportistas movimenta, de diversas modalidades e de todos os escalões etários, ao longo de todo o ano.

Neste dia 30 de janeiro de 2016 quando em se iniciam um conjunto de ações desportivas no âmbito de “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, quero lembrar o Vitória e felicitar a Autarquia e todos os agentes envolvidos neste magnífico evento que certamente ajudará a dar mais visibilidade ao nosso concelho e será igualmente uma boa oportunidade para incentivar muito mais setubalenses para a prática desportiva.

De facto, não estamos em presença de nenhuns jogos olímpicos com tudo o que isso representa em termos desportivos, turísticos e logísticos. Quem assim pensar desengane-se. No entanto, certamente que este evento não deixará de servir de pretexto para melhorar algumas infraestruturas desportivas locais, como já foi o caso, por exemplo, da pista de atletismo municipal e da colocação de piso sintético em alguns recintos desportivos de bairro.

Para este dia de sábado poderemos contar com uma autêntica maratona de dez horas onde se desenrolarão igual número de iniciativas um pouco por todo o concelho, desde a Praça do Bocage ao PUA, do Largo de Jesus ao Parque de Vanicelos, de Azeitão às Manteigadas, local principal deste “pontapé de saída”.

E como não há festa sem música, ainda que seja festa desportiva, o dia terá o seu ponto alto no Pavilhão Municipal das Manteigadas o qual receberá largas centenas de pessoas que não quererão perder a oportunidade de assistir a um concerto da conhecida banda “Deolinda” que ali atuará a partir das 21,00 horas.

Será bom saber que no vasto programa de eventos agendados para 2016 estão programadas largas dezenas de provas desportivas destacando-se o regresso a Setúbal da Volta a Portugal em Bicicleta, um campeonato nacional de atletismo e uma prova de qualificação olímpica de natação em águas abertas.

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário