notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Polícia cinco estrelas em Setúbal

Há algum tempo quando ia a conduzir a minha viatura tive de fazer uma travagem de emergência à entrada da rotunda, junto ao Centro Comercial Alegro, dado que se não o tivesse feito seria abalroado por uma outra que circulava pelo lado de fora.

Por desatenção e falta de cumprimento da distância de segurança a viatura que vinha atrás de mim acabou por embater na traseira da minha ocasionando estragos no para-choques.

Coloquei a sinalização de acidente vesti o colete refletor e fui conversar com o automobilista que começou por me repreender por ter travado à entrada da rotunda dizendo que eu era culpado do acidente e, como tal, deveria assinar a declaração amigável dizendo isso mesmo.

Expliquei ao condutor o motivo da minha travagem, fiz-lhe ver que era ele o culpado, mas como ele insistisse que não era, decidiu chamar a polícia.

Poucos minutos depois chegou um carro patrulha e o agente ao inteirar-se da situação resolveu a questão rapidamente esclarecendo o outro condutor da sua responsabilidade e das sanções a que estava sujeito caso insistisse em não assumir a responsabilidade. Nesse caso ele tomaria as medidas legais para aquela situação. Se  assumisse então iria embora, como se não tivesse sido chamado ao local.

Em poucos minutos estávamos a assinar a declaração amigável, que o agente ajudou a preencher e cada um foi à sua vida, graças à intervenção eficiente e profissional daquele agente da PSP de Setúbal.

Hoje vi dois agentes de volta de uma viatura que estava estacionada indevidamente num local reservado a uma Instituição de crédito.

O gerente da Instituição tinha chamado a polícia e lá estavam eles de volta da viatura parqueada. Eu vinha a passar e reconhecendo a carrinha e sabendo quem era o dono, dirigi-me aos agentes dizendo que sabia de quem era a viatura.

Um dos agentes respondeu-me que também conhecia o proprietário, e ambos sabíamos que se tratava de pessoa com grandes dificuldades económicas. O problema do agente é que não sabia como o contatar e eu prontifiquei-me a acompanhá-lo a casa do proprietário da carrinha mal estacionada, de forma a ser retirada sem multa, sabendo eu e ele que os 60 euros da coima significariam que o autuado iria passar fome.

O dono da viatura mal parqueada não estava em casa e o agente voltou para o carro patrulha e a contra gosto teve de autuar o infrator.

Despedimo-nos e depois dele se meter na viatura da P.S.P. lembrei-me de onde o conhecia, era o mesmo agente que me assistiu no acidente junto ao Alegro.

Fiquei a pensar que afinal, alguns andam na caça à multa, outros polícias parece que todos lhes devem e ninguém lhes paga, porem este agente para além de eficiente e simpático é um exemplo de profissional.

Em Setúbal temos de tudo um pouco e até temos polícias destes, que eu posso rotular como cinco estrelas.

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário