notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Setúbal vai ter um novo Grupo da Associação dos Escoteiros de Portugal

Coube à Associação dos Escoteiros de Portugal a formação do primeiro Grupo de escoteiros na cidade de Setúbal, um movimento universal fundado por Robert Baden-Powell, em Inglaterra, em 25 de julho de 1907.

Nos anos 20, do século XX, nasceu na cidade do Sado o grupo 40 da A.E.P. o qual teve a sua sede nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. Este Grupo distinguia-se dos demais pelo lenço de cor azul clara que os seus membros usavam ao pescoço.

Uma histórica foto, captada nos anos 30, ostenta oito estrelas, sinal de que nessa altura o Grupo já teria oito anos de vida, embora pouco se conheça sobre o mesmo.

Em 1934 um Grupo da A.E.P. encontrava-se sedeado nas instalações da Igreja Lusitana, Católica Apostólica Evangélica, com instalações no Bairro Salgado. Desconhecemos se esta era a mesma unidade escotista que iniciou as suas atividades no quartel dos bombeiros.

Não tem sido fácil apurar pormenores sobre estas primeiras unidades escotistas, porquanto grande parte do seu espólio desapareceu durante o período do Estado Novo.

Como forma de controlar e encaminhar a juventude portuguesa segundo a sua ideologia, em 1939, o Estado Novo criou a Mocidade Portuguesa e, como tal, tentou acabar com o Escotismo, pretendendo confiscar-lhe os seus bens a favor da recentemente criada Organização.

A resistência dos jovens e dirigentes do não menos jovem Movimento foi de tal forma forte que o Estado apenas conseguiu encerrar os grupos da A.E.P. existentes nas antigas colónias ultramarinas.

Atualmente no concelho de Setúbal estão ativas mais de uma dezena de Unidades do Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) e apenas duas unidades da Associação dos Escoteiros de Portugal, uma na cidade de Setúbal, no Bairro da Bela Vista e outra em Azeitão.

A AEP é uma associação aberta a todos, sendo independente, interconfessional e multiétnica. 

No Parque da Bela Vista, em Setúbal, esta associação tem um monumento ao Movimento Escotista.

Em breve teremos a terceira unidade ativa da AEP a qual deverá ficar sedeada na zona da baixa da cidade e será designada por Setúbal-Sado, devendo começar a funcionar em setembro deste ano de 2016.

As pré-inscrições estão abertas para crianças entre os 6 e os 13 anos e qualquer esclarecimento sobre este novo grupo poderá ser solicitado pelo endereço: região.alemdotejo@escoteiros.pt

Rui Canas Gaspar
2016-janeiro-18

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário