notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Alguém anda impunemente a poluir o nosso belo rio azul

Ao final da manhã de hoje quem observasse o nosso belo rio azul, ali para as bandas da estacada nº 1, onde está acostado o EVORA, podia observar uma mancha de poluição com uma área estimada na ordem dos 500 M2.

Parte da mancha que andava ao sabor da maré rodeava o barco e alguma dela já se deslocava para a entrada da Doca dos Pescadores.

Já não é a primeira vez que isto acontece, sendo que há cerca de um mês caso idêntico aconteceu naquela zona o que levou um pescador desportivo a alertar as autoridades marítimas dando conta da ocorrência.

De facto, trata-se de um caso estranho, dado que parece ter sido observado que o produto poluente saiu de uma antiga boca de esgoto, que se encontra naquela estacada, junto à popa do EVORA.

O mistério reside no facto daquela boca de esgoto estar considerada como estando desativada.

Atendendo à gravidade da situação o armador do EVORA contatou telefonicamente a APSS dando conta da ocorrência e chamou a Polícia Marítima que se deslocou ao local tendo fotografado a mancha poluidora e recolhido amostras da água destinada ao envio para análise.

Se a tal boca de esgoto se encontra desativada, certamente que a Câmara Municipal deverá ter de fazer uma vistoria à rede para efetivamente poder saber o que se passa. Digo eu!...

Este é mais um mistério que deverá ser desvendado pelas competentes autoridades, porquanto se trata de um caso de saúde pública, para além de ser uma péssima imagem para o nosso belo rio azul, que assim vê as suas límpidas águas conspurcadas sabe-se lá por quem.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-09

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário